Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.
O professor doutor Vicente Pacheco é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e atua como professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?
Vicente Pacheco (VP): Iniciei a graduação em Ciências Contábeis aos 25 anos, motivado por meu trabalho na contabilidade do Banco Bamerindus. Foi um casamento perfeito com minha atividade profissional. Depois, fundei a empresa Pacheco & Associados, atualmente focada em contabilidade e assessoria. Na década de 80, trabalhei como professor universitário em instituição de ensino privada, onde cheguei a exercer a função de coordenador de curso. Posteriormente, tornei-me professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde já fui chefe de departamento, coordenador de cursos de especialização, de pós graduação, de mestrado e de doutorado, além de diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Lá, ainda faço parte do Conselho de Curadores. Fiz meu mestrado na área de Contabilidade e Controladoria e o doutorado em Engenharia da Produção. Em uma parceria com o CRCPR, minhas dissertações de mestrado e doutorado foram transformadas em livros, com edições de dez mil exemplares cada, distribuídos para estudantes e profissionais da contabilidade. Nesse CRCPR, também tive a oportunidade de ser conselheiro e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional. Atividades das quais muito me orgulho.
CRCPR Online: Para o senhor, o que a ACCPR representa para a profissão contábil?
VP: Participo da Academia há 32 anos, ocupando a Cadeira de nº 25. Durante esse período, tive a honra de ser presidente por dois mandatos, além de vice presidente e membro do Conselho Fiscal. Além disso, representando a Academia, fui coordenador técnico de diversas convenções e eventos realizados pelo CRCPR. Em uma época em que a comunicação era precária e tudo era realizado de forma presencial, as atividades desenvolvidas no apoio à realização de concursos de monografias, várias transformadas em livros editados pelo CRCPR, incentivaram profissionais contábeis a se interessarem pela pesquisa na área e a buscarem aperfeiçoamento profissional. Hoje, com o avanço da tecnologia, esses eventos contam com uma quantidade bem maior de participantes, resultado da redução de custos de participação e da facilidade de acesso à informação. Participar como acadêmico é assumir a responsabilidade de compartilhar conhecimento e participar de forma efetiva na melhoria do ensino dos nossos cursos de formação em Ciências Contábeis, seja pelo exemplo na busca de formação e informação, seja como palestrante em eventos realizados pelas nossas Instituições de Ensino e entidades de classe.
CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?
VP: Com o avanço da tecnologia, somos nós, os profissionais da contabilidade, os responsáveis pela qualidade das informações, tão necessárias para condução dos negócios das empresas e das pessoas. Temos que ter foco nas necessidades de nossos clientes para expansão de seus negócios, diminuindo os riscos e auxiliando na maximização de seu patrimônio. Isto nos exige cada dia mais conhecimento atualizado e ferramentas modernas, que propiciem a segurança na transformação de dados em informação, que sejam úteis nos processos de decisão de nossos clientes, que podem ser pessoas jurídicas, físicas ou órgãos governamentais. Estes últimos, que não nos pagam pelos serviços nos cobram qualidade e pontualidade, para não sermos penalizados. Assim, atualização e conhecimento fazem com que tenhamos um espaço perene na geração de riqueza dos empresários e da sociedade como um todo.
CRCPR Online: Como a Academia atua para responder a esses desafios?
VP: A Academia, sempre que possível e dentro das regras de nosso estatuto, renova o seu quadro buscando cercar-se de profissionais de notável saber e que tenham uma sólida formação acadêmica, pois os desafios de ser um acadêmico requerem que o mesmo seja um profissional reconhecido entre seus pares, como alguém que recebeu essa justa homenagem, por qualidades que demonstrou no desempenho de sua profissão. As parcerias que a Academia busca na sua atuação cotidiana sempre vão ao encontro de disseminar saberes e conhecimento.
CRCPR Online: Quais conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?
VP: Os mesmos que dou aos meus alunos no curso de graduação: é preciso ser um estudioso da área contábil. Como só gostamos daquilo que conhece, é primordial conhecer a história da contabilidade em nosso país e em Portugal, de onde herdamos muitos conceitos, bem como a história dos guarda-livros, de nossa legislação e das pessoas que marcaram com atos e nomes a evolução dos direitos e obrigações. É preciso entender ainda que somos prestadores de serviços e que nossos honorários ou salários serão compatíveis com o que produzirmos. Tudo isso nos leva a compreender o nosso papel e a termos orgulho dos que nos sucederam, fazendo com que estejamos hoje entre os profissionais mais reconhecidos deste país, com garantia de emprego e colocação digna, desde que sejamos úteis e agreguemos valor no que fizermos.
CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?
VP: Estou bastante otimista! A nossa profissão só evolui. No campo da educação, temos cursos de Ciências Contábeis em quantidade suficiente para atender a uma demanda crescente, além de dezenas de cursos de mestrado e doutorado, com qualidade e acessibilidade, como bolsas de estudo e em locais que oferecem aulas presenciais e a distância. Na área de treinamento e aperfeiçoamento, as ofertas são bem variadas também, lideradas principalmente pelos Conselhos Regionais, que buscam incessantemente propiciar aos profissionais da contabilidade uma atualização constante na área, o que permite prever que estamos sendo preparados para os desafios que o futuro nos reserva. Reforço ainda que a parceria que temos com o CRCPR nos motiva cada vez mais a continuar contribuindo para que a nossa profissão e os nossos profissionais alcancem um nível de reconhecimento que nos orgulhe e nos faça sonhar com país mais justo e igualitário, pois só assim estaremos exercendo o nosso papel de acadêmico e de professor.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.