Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico da ACCPR: Udo Strassburg

Conheça mais sobre Udo Strassburg

O professor doutor Udo Strassburg é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e atua como professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Udo Strassburg (US): Sou contador, com especialização em Controladoria e Gerência Financeira, MBA em Perícia Bancária, MBA em Perícia Contábil, mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica, e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Iniciei minha jornada como encarregado de departamento pessoal em uma empresa e, posteriormente, fui sócio de um escritório de contabilidade na cidade de Cascavel. Atualmente, exerço a função de perito judicial, prestando serviços nas comarcas do Oeste do Paraná, e integro o Cadastro Nacional de Peritos. Desde 1995, atuo como professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), tanto na graduação quanto em cursos de especialização. Além disso, ocupo o cargo de coordenador e professor no Mestrado em Contabilidade.

Também atuo como consultor AdHoc para o Ministério da Educação e Cultura, realizando avaliações de instituições de ensino superior e cursos de graduação em todo o Brasil. Em 2016, tive a honra de ingressar na ACCPR, um momento significativo que me conferiu a responsabilidade de prestar homenagem a um ilustre contador, já falecido, que desempenhou papel crucial em minha escolha e trajetória profissional. Foi especialmente gratificante, pois tive a sorte de contar com um vizinho, que não apenas foi meu professor de contabilidade no ensino médio, como também exerceu uma influência marcante na minha decisão de seguir a profissão contábil: o estimado professor Victório Emanoel Abrozino. Na Academia, tenho me envolvido de maneira ativa, contribuído com ideias e na elaboração de estratégias para fortalecer a ACCPR. As reuniões tornaram-se oportunidades valiosas para a troca de experiências e aprendizado, proporcionando um enriquecedor diálogo com os demais acadêmicos.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

US: Na contemporaneidade, reside na necessidade de reinventar a profissão. Não se trata mais de focar em atividades operacionais e repetitivas, mas de adotar uma abordagem estratégica, centrada no apoio aos gestores. Isso implica na geração e disponibilização de informações valiosas para embasar processos decisórios, integrando-se ao open strategy das empresas e contribuindo com todo o conhecimento especializado. A ascensão acelerada da tecnologia, com sua constante evolução, impõe outro desafio significativo. A velocidade com que ela avança demanda do contador a habilidade de compreendê-la e incorporá-la da forma mais eficaz possível, visando aprimorar a agilidade, a prontidão e a precisão nos serviços oferecidos.

CRCPR Online: Quais conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

USOpte por um curso de Ciências Contábeis de qualidade, capaz de proporcionar conhecimento de excelência. Envolva-se nesse curso, interaja com os professores e colegas, demonstre curiosidade e proatividade, e estabeleça conexões profissionais. Busque compreender o contexto de negócios e desenvolva habilidades técnicas relevantes. Engaje-se na educação continuada, estando aberto para a aprendizagem constante. Crie uma base sólida para escolher uma área específica da contabilidade que ressoe com seus interesses e valores. Especialize-se nessa área para se tornar um profissional de destaque e esteja sempre preparado para evoluir e se aprimorar ao longo de sua carreira. Posteriormente, se puder, busque uma pós-graduação stricto sensu em Contabilidade e, ao mesmo tempo, contribua de maneira científica para o crescimento e aprimoramento das Ciências Contábeis. Observa-se uma baixa adesão aos estudos nesse nível. Essa iniciativa abrirá portas para melhores oportunidades de carreira, remuneração mais elevada e desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, proporcionará acesso a novas técnicas e tecnologias, e oferecerá a oportunidade de compartilhar conhecimento com os colegas por meio do ensino.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

US: O futuro da contabilidade se delineará de maneira distinta, trazendo consigo mudanças significativas. É imperativo permanecermos vigilantes e nos prepararmos adequadamente para esse cenário em evolução, pois nele surgirão diversas e inovadoras oportunidades. Atualmente, já vislumbramos perspectivas em diversos horizontes. Destacam-se a automação e a inteligência artificial, a ascensão de tecnologias como blockchain e criptomoedas, a consolidação da contabilidade consultiva, e a emergência de vertentes voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social. Estas últimas demandam, em particular, uma abordagem centrada na Governança Corporativa, visando um desenvolvimento robusto que amplie o valor econômico, atendendo simultaneamente aos interesses de todos os stakeholders.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.