Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Acadêmico da ACCPR: João Elói Olenike

Conheça mais sobre João Elói Olenike

O professor João Eloi Olenike é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a cadeira de nº 12. Além disso, é o diretor financeiro da entidade na atual gestão.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

João Eloi Olenike (JEO): Tenho formações em Ciências Contábeis e Direito, além de especialização em Finanças. Nunca fui dono de escritório contábil, atuando quase sempre como profissional da contabilidade em empresas. A partir de 1991, entrei em sociedade no ramo de planejamento tributário e me especializei nessa atividade, na qual, contabilmente, fiz diversos trabalhos de Auditoria e Consultoria.  No ano seguinte, fundamos o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), do qual hoje sou presidente. Posteriormente, também comecei a atuar no ramo pericial, prestando até hoje serviços, inclusive em Mediação e Arbitragem. Tenho sido professor na graduação e pós-graduação, em diversas instituições do Paraná e Santa Catarina. Fui conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, por oito anos, coordenador da Comissão CRCPR Contábil, Fiscal e Tributário. Também atuo como conselheiro na Associação Comercial do Paraná e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Neste momento, ocupo o cargo de diretor Financeiro da ACCPR. 

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão? 

JEO: Em um país caótico como o nosso, em termos de legislação, com emissão diária de uma grande quantidade de normas confusas, o maior desafio do profissional contábil é manter-se sempre atualizado e poder atender aos seus clientes ou empregador, com excelência nos serviços. Outros desafios constantes incluem o acompanhamento e a compreensão dos avanços tecnológicos presentes no nosso cotidiano, bem como o uso de ferramentas, que possam propiciar serviços rápidos e de qualidade para todos. Outro problema que temos é uma elevada burocracia, principalmente na área tributária, que causa a todos um grande custo para conformidade. Vivemos praticamente para servir ao fisco.

CRCPR Online: Quais conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

JEOPrimeiramente, daria parabéns, por ter escolhido uma profissão tão fantástica como a nossa. Diria que, para alcançar o sucesso, tem que se empenhar arduamente nos estudos constantes. É crucial manter-se atualizado com os acontecimentos do cotidiano e, principalmente, criar uma rede de relacionamentos que permita atender a uma ampla gama de demandas, trazendo resultados econômicos e satisfação pessoal. Também gostaria de comentar sobre o site do IBPT (www.ibpt.com.br), no qual os leitores podem encontrar diversas matérias na área tributária e se atualizar sobre essa atividade tão importante em nossas vidas.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

JEO: Entendo que, mesmo com a chegada da inteligência artificial, que nos trouxe empresas que fazem a escrita contábil a baixo custo, esta jamais vai poder substituir o profissional contábil, no trato com seus clientes, seja na elaboração da contabilidade ou na consultoria. Além de estar sempre disponível para resolver qualquer problema, seja ele de origem profissional ou pessoal, e de oferecer visitas frequentes aos clientes. Essa interação pessoal a máquina nunca conseguirá substituir. Portanto, se o contabilista continuar a se dedicar intensamente ao seu cliente, o futuro terá uma tendência de ser sempre brilhante. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.