Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico da ACCPR: Antônio Carlos Pedroso de Siqueira

Conheça mais sobre Antônio Carlos Pedroso de Siqueira

O contador Antônio Carlos Pedroso de Siqueira é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 6.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Antônio Carlos Pedroso de Siqueira (ACPS):  Sou natural de São Paulo, capital. Em um curso integrado, estudei Ciências Econômicas, Ciências Administrativas e Ciências Contábeis. Então, ingressei na carreira de auditor independente, que almejava. Então, passei a fazer cursos para aprimoramento, o que permitiu que apresentasse relatórios cada vez mais complexos e completos. Como acadêmico, participei de várias reuniões e, com enorme orgulho, aceitei representar a ACCPR em encontros com outras entidades, especialmente, com os Auditores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Outro motivo de orgulho, é o de participar de eventos vestindo o fardão da Academia, o que ocorre em cerimônias com a participação de autoridades e outros destaques da profissão contábil. Ser membro da Academia faz uma grande diferença na minha apresentação como profissional da área contábil.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

ACPS: Atualmente, um grande desafio decorre da evolução da tecnologia, que é colocada ao dispor de todos, embora nem sempre acessível a todo profissional, de forma igualitária. Parte dessa tecnologia permite que alguns trabalhos sejam realizados em menor tempo e maior completude. Entretanto, pode ocorrer erro na conclusão do auditor por falta de atenção ou revisão completa e adequada. Com a tecnologia você dá saltos sem perceber e pode deixar de observar algum detalhe importante na execução do trabalho. Podem imaginar a enorme surpresa que tive ao conhecer o computador e, principalmente, a Planilha Lotus (antecessora do Excel), que nos permitiu realizar uma série de trabalhos com muito mais rapidez e segurança. De qualquer forma, a tecnologia oferece um risco que nem sempre temos como avaliar previamente e dar o tratamento necessário para minimizá-lo. Não podemos esquecer que o nosso trabalho tem por base o raciocínio e o conhecimento intelectual, que jamais poderá ser substituído pela tecnologia dos sistemas. A definição das práticas contábeis a serem utilizadas pela empresa dependem, fundamentalmente, das nossas avaliações, da compreensão do ambiente empresarial, da necessidade de meios de controle, da avaliação de riscos, das nossas decisões e, principalmente, de ética e de profundo ceticismo profissional.

CRCPR Online: Quais conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

ACPSEstude bastante e mantenha-se permanentemente atualizado, participando de treinamentos, congressos e outros encontros promovidos pelas entidades contábeis, como Conselho Federal e Regionais de Contabilidade, Receita Federal do Brasil, empresas de auditoria ou contabilidade,  e outras entidades contábeis. Procure fazer viagens técnicas para outros estados ou países. Se tiver oportunidade, faça artigos técnicos e promova palestras e reuniões técnicas. Ou, ainda, busque meios para escrever um livro. Dedique-se a aprender cada um dos itens que compreende o conjunto das normas aplicáveis, principalmente no ambiente diverso dos negócios. Conheça e aplique as tecnologias existentes e que dão garantia de qualidade, precisão de resultados, condições de comparabilidade e estabelecimento de métricas adequadas.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

ACPS: O futuro da contabilidade acompanhará a evolução do mundo dos negócios e suas diversas formas de promover o desenvolvimento comercial. Cada uma das formas exigirá a participação de entes contábeis competentes para atender adequadamente as modalidades criadas e a geração de novos patamares de risco envolvido. Outra questão em desenvolvimento, com uso constante e intenso da contabilidade, é a avaliação permanente de ativos e passivos.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.