Entidades encaminham proposta ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para acabar com filas na Receita Federal do Brasil e na Previdência Social.

O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba) e a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), encaminharam ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, através da sua esposa, presidente do PT no Paraná, Gleisi Hoffmann, uma proposta para acabar com boa parte das filas na RFB e na Previdência Social, que padece do mesmo problema.

Trata-se de um procedimento simples, pelo qual o contabilista ou o empresário preenche um cadastro, recebe uma senha, podendo então acessar a listagem de pendências de regularidade fiscal. A empresa que não consegue a Certidão Negativa de Débito fica impedida de participar de licitações, abrir e fechar filiais e pedir empréstimos, entre outros atos vitais para qualquer atividade empresarial.

No entendimento da vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Lucélia Lechetta, a maior dificuldade do contabilista hoje é relacionada à emissão da listagem de regularidade fiscal. "Nós apoiamos a iniciativa do sindicato e da Federação, porque a função do Conselho, além de registrar, fiscalizar e promover à sociedade bons serviços contábeis, também é auxiliar os contabilistas em torno das suas demandas".

Solidária ao pedido dos contabilistas, Gleisi prometeu levar a proposta adiante. "Aquilo que nós pudermos fazer, eu vou fazer. Enquanto presidente do PT no estado, acho que também posso contribuir. O partido não está só aí para discutir processo eleitoral. Afinal, a gente vive numa sociedade e tem que se envolver nas questões para melhorar a vida das pessoas. Vou conversar com o Paulo e sensibilizar o governo".

A líder estadual disse ainda que vai encaminhar uma cópia da proposta ao diretor-presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Marcos Mazoni. "Ele que trabalha com toda essa parte de informatização, inclusive junto com o ministério do Planejamento. Então, se vocês me permitem, eu já encaminho uma cópia a ele. Para que ele já possa ir vendo a solução técnica", afirmou.