Entidades empresariais e contábeis debatem com a Fazenda Estadual problemas da EFD

A convite da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e demais entidades empresariais, lideranças contábeis do estado participaram hoje pela manhã, em Curitiba, de reunião com representantes da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA), para debater problemas relacionados ao Sped Fiscal/ICMS. A informação sobre a Escrituração Fiscal Digital -EFD geralmente chega às mãos dos profissionais da contabilidade e não chega aos empresários por meio de comunicação do Estado. “O ideal é que os contribuintes (empresas) tenham o tempo adequado para se preparar melhor, tanto em relação à aquisição do sistema (software) que atenda a questões específicas para a entrega dos arquivos magnéticos, como para a capacitação de pessoal nas empresas" disse Elizângela de Paula Kuhn, que representou a Faciap. A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, reforçou o apoio que as entidades contábeis têm dado ao Estado na divulgação e implementação de obrigações acessórias, mas lembrou que elas não podem ser as únicas responsáveis por essas divulgações.

Nota da Secretaria da Fazenda publicada em 10 de setembro de 2012 dava conta que o grupo de empresas atuantes nas atividades econômicas listadas no Anexo II da Norma de Procedimento Fiscal – NPF 083/2012 era obrigado a entregar a EFD em janeiro, prazo, diante da pouca divulgação e limitações, agora insuficiente, segundo os representantes das empresas e da classe contábil.

Além da ampla divulgação da obrigatoriedade e prazos de entrega para cada grupo de empresas, foram solicitadas as prorrogações dos prazos próximos de janeiro para maio e de maio para julho, para empresas enquadradas nessas exigências. A diretoria da Coordenação da Receita do Estado (CRE) ouviu as reivindicações e comprometeu-se estudá-las bem como apresentá-las ao secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly.

Além de Elizangela de Paula Kuhn, que também é conselheira do CRCPR, estiveram presentes Demetrius Maggi e Dorgival Pereira, da Federação das Indústrias - Fiep; Monroe Olsen, da Associação Comercial (ACP), Guilherme de Castro, da Federação do Comércio - Fecomércio; a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e o vice-presidente de Registro, João Gelásio Weber. Pelas demais entidades contábeis, os presidentes do Sescap-PR, Mauro Kalinke; Fecopar, Divanzir Chiminacio, e do Sicontiba, Narciso Doro.

Reunião de representantes das entidades empresariais e contábeis, na Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA), debate problemas relacionados ao Sped Fiscal/ICMS.

Elizangela Kuhn, Lucélia Lecheta e Gelásio Weber, em reunião na SEFA.