Entidades debatem a criação do Observatório Social de Curitiba

Aberta pelo vice-presidente do CRCPR Marcos Rigoni de Mello, reunião, na última segunda-feira, à noite, no auditório do CRCPR, tratou da criação do Observatório Social de Curitiba.

O presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristófoli, fez uma explanação geral sobre a origem e os objetivos dos observatórios sociais, e a diretora executiva Roni Enara fez importantes esclarecimentos sobre aspectos técnicos do funcionamento dos OS. O papel dos observatórios foi enaltecido pelo presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais, Antônio César Bochenek.

O evento foi no auditório do CRCPR

Mais de 40 entidades estavam representadas na ocasião. Entre elas, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRCPR, a Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-PR, a Associação Comercial do Paraná- ACP, o Tribunal de Contas do Paraná- TCE, a Federação das Indústrias do Paraná -FIEP, Associação Paranaense dos Juízes Federais -APAJUFE, o Conselho Regional de Economia do Paraná- Corecon-PR, a Universidade Federal do Paraná –UFPR, a Cáritas, vários Clubes de Lions e Rotary, o Instituto Atuação Paraná- IAPR, a União Paranaense dos Conselhos Comunitários de Segurança (Uniconseg), o Movimento para a Paz-Unipaz, a Universidade Livre para Eficiência Humana- Unilehu, o Sebrae, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Propriedade- IBQP, a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná- Fetranspar, o Sindicato Arquitetos, a Ação Social do PR, a Federação Nacional do Fisco –Fenafisco e outras.

O apoio das instituições é fundamental para disseminar e dar sustentação à iniciativa, disse Ater, empresário de Campo Mourão que se dedica à causa por puro idealismo.

Aprovada a constituição do OS de Curitiba, a fase seguinte é cumprir as exigências formais e constituir a diretoria.

Origem e papel do OS

Nascido em Maringá, em 2006, com a finalidade de monitorar as licitações públicas e promover educação fiscal, o OS já conta com 28 unidades no Paraná e 60 no Brasil, formando a Rede de Controle Social, com metodologia padronizada e ações integradas. O objetivo geral é "conscientizar a comunidade sobre a importância dos tributos para a construção da verdadeira justiça social e dotá-la de instrumentos capazes de assegurar a vigilância social da aplicação dos recursos públicos". Entre as principais vitórias dos observatórios estão a redução de gastos e programas sociais e o combate à corrupção.