Entidades contábeis pedem à Jucepar mais agilidade nos serviços

Em reunião, na última terça-feira, 27, na sede da Junta Comercial do Paraná, representantes do CRCPR-Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), Fecopar- Federação dos Contabilistas do Paraná e Sicontiba-Sindicato dos Contabilistas de Curitiba debateram com o presidente da Jucepar -Junta Comercial do Paraná, Ardison Akel, e o vice-presidente, Valdir Pietrobon, medidas que possam destravar problemas decorrentes da implantação do Empresa Fácil e trazer mais agilidade aos processos de abertura, alteração e fechamento de empresas.

Participaram do encontro o vice-presidente de Fiscalização do CRCPR, João Gelásio Weber; o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke e o diretor jurídico da entidade Euclides Locatelli; os diretores do Instituto SESCAP-PR (IESCAP) Luiz Fernando Martins Alves e Gilson Strechar (este, vogal da Jucepar); e os vogais Mauro Moreschi e Dolores Locatelli.

São muitas as reclamações de profissionais da contabilidade, junto a suas entidades, em relação à lentidão dos serviços da Jucepar, principalmente quanto aos processos de Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial e de abertura, alteração e encerramento de empresas por meio do portal Empresa Fácil. Também tem gerado protestos o anúncio de encerramento das atividades da agência da Junta dentro da sede do Sebrae/PR, no Prado Velho, a partir do dia 30 deste mês.

O presidente da Jucepar reconheceu os problemas e disse que a Jucepar sofre um grave déficit de funcionários, o que prejudica os trabalhos. Disse ainda que o portal Empresa Fácil está em constante aperfeiçoamento e que, por isso, é passível de falhas até que esteja funcionando perfeitamente. Sobre a Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial, segundo Akel, depois que a consulta passou a ser gratuita e on-line, o volume de pedidos aumentou muito, travando o sistema e deixando o processo mais lento. Em relação ao fechamento da agência, explicou que a decisão partiu do próprio Sebrae/PR.

Na opinião dos representantes das entidades, a Jucepar poderia evitar muitas cobranças apresentando mais informação sobre os problemas. Uma das sugestões acatadas foi a de elaborar um manual para orientar os profissionais a preencher documentações e assim reduzir os erros nos processos.

O presidente do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), Mauro Kalinke, sugeriu também a criação de vídeos informativos e dar mais autonomia para os escritórios da Jucepar no interior, descongestionando o trabalho em Curitiba.

Outra sugestão, dada pelo vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Fecopar (Federação dos Contabilistas de Curitiba), Luiz Fernando Martins Alves, é que a Jucepar dê alertas nos meios de comunicação sobre situações excepcionais que possam travar o desenvolvimento dos processos.

Seminário de atualização de registro

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realiza de hoje, quarta-feira (28), até sexta-feira (30) o IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial. Em decorrência disso, a autarquia alerta que pode ocorrer lentidão na análise de alguns processos.

O objetivo do seminário é aprimorar conhecimentos e realizar troca de experiências entre vogais e relatores de processos da sede e das agências regionais da Jucepar. Eles irão discutir os temas mais atuais do registro empresarial, além de sanar dúvidas, através de palestras com os técnicos da casa e palestrantes convidados.

Feriado prolongado

Os serviços da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) não irão funcionar na próxima segunda-feira, devido ao feriado do Dia de Finados (2) e, também, na terça-feira (3). De acordo com decreto do governo do Estado, o recesso do dia 3 de novembro refere-se ao Dia do Servidor, comemorado na última quarta-feira (28).

Com informações e fotos do Sicontiba e SESCAP-PR