Entidades contábeis lançam o Ano da Contabilidade no Brasil

Entidades ligadas à Contabilidade brasileira lançam um desafio para o ano que se inicia: tornar 2013 o Ano da Contabilidade no Brasil. Coordenada pelo Conselho Federal de Contabilidade, órgão máximo da profissão contábil, a campanha pretende unir diversas entidades contábeis que por meio de ações de marketing e dos principais veículos de comunicação, possam promover um verdadeiro “choque de mídia”.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, contador Juarez Domingues Carneiro, a campanha tem como premissa informar a sociedade em geral sobre o verdadeiro papel do profissional brasileiro. “A atuação do profissional não se restringe, em hipótese alguma, à prestação de contas ao fisco. Pelo contrário, ele é responsável pela saúde financeira de uma organização ao gerar informações contábeis precisas e necessárias, as quais são imprescindíveis aos gestores na tomada de decisões”, avalia o presidente.

Algumas entidades já aderiram à Campanha, entre elas destaque para o BNDES, Sebrae Nacional, PricewaterhouseCoopers, Conselhos Regionais de Contabilidade, Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon-SP) e Ernst & Young Terco.

Raio X da Contabilidade no Brasil

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem no País, atualmente, 485.883 mil profissionais da contabilidade e 81 mil Organizações Contábeis. A terminologia Contabilista é utilizada para designar contadores e técnicos em Contabilidade. Atuam na carreira de contador, 294 mil profissionais e, na carreira de técnico, 193 mil profissionais.

O quê? 2013: Ano da Contabilidade no Brasil

Quando? Durante todo o ano de 2013

Informações: Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Fone: (61) 3314-9513, falar com Fabrício ou Maristela

Facebook: 2013: Ano da Contabilidade no Brasil

Fonte: Assessoria de Imprensa CFC.