Entidades contábeis e prefeitura de Curitiba discutem parcerias

Acompanhado de seu secretário de governo municipal, Luís Fernando Jamur, da diretora de ISS, Mirian Silva, e do diretor de Contabilidade, Claudinei Nogueira, o prefeito Rafael Greca recebeu hoje à tarde, 20, representantes das entidades contábeis, com sede na capital, para conversar sobre histórica parceria entre a classe contábil e a prefeitura.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Marcos Rigoni, lembrou que o CRCPR é um órgão de registro, fiscalização e desenvolvimento da profissão contábil no estado, mas que cultiva também responsabilidade social, fazendo, anualmente, seu balanço socioambiental, no qual destaca esse papel, sendo historico o trabalho da classe pelos fundos da criança e do idoso, que canalizam recursos para instituições carentes. "Estamos aqui para reiterar nosso apoio às ações da prefeitura em benefício da população de Curitiba, por meio de parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), no sentido de incentivar os profissionais contábeis a orientar seus clientes quanto à destinação de imposto de renda devido aos fundos municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMPI)", disse Rigoni.

Segundo balanço da FAS, a arrecadação do FMPI deu um salto nos últimos anos. Em 2012, o fundo contabilizava pouco mais de R$ 212 mil; em 2013, este valor passou para R$ 284 mil; já em 2014, após campanha promovida pela FAS, com amplo apoio de profissionais e entidades contábeis, o valor arrecadado ultrapassou R$ 10 milhões. Levantamento da Receita Federal indica que, apenas em Curitiba, o potencial de doações a projetos sociais sem acrescentar um centavo ao que já é a parte do Leão, é de R$ 108 milhões.

Rigoni ressaltou ainda a relevância dos profissionais da contabilidade para as empresas, pedindo à prefeitura empenho em relação ao projeto de integração da capital paranaense à Rede de Simplificação do Registro Empresarial - Redesim, para agilizar processos de legalização de empresas; a manutenção da Sala do Contabilista, na prefeitura; e propôs ainda um convênio de troca de informações cadastrais, entre o CRCPR e a prefeitura, a exemplo de um renovado recentemente com a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. O objetivo é trocar dados que possam aumentar a eficácia do trabalho na area da fiscalização tanto do CRC quanto da prefeitura, "assegurando que toda empresa aberta no município de Curitiba tenha um profissional contábil devidamente habilitado", afirma o presidente do CRCPR.

Participaram também da reunião o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba-Sicontiba, Hugo Catossi; o diretor Jurídico do SESCAP-PR, Euclides Locatelli, e o vereador Hélio Wirbiski (PPS), que é contabilista.