Entidades contábeis do PR homenageiam a presidente do CFC, Maria Clara Bugarim.

?Não existe uma economia pujante se ela não estiver assentada nos informes contábeis?. Maria Clara Cavalcante Bugarim resumiu assim a sua motivação, dedicação e esforços, à frente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, ao receber homenagem das entidades contábeis do Paraná ? Conselho Regional de Contabilidade do Paraná-CRCPR, Federação dos Contabilistas do Paraná-Fecopar, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba ?Sicontiba, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas- Sescap-PR, e ainda da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas). A homenagem foi proposta e aprovada na Assembléia Legislativa do Paraná pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior.

A solenidade, hoje, às 1030, no auditório da Assembléia Legislativa do Paraná, foi prestigiada pelo presidente do CRCPR, Paulo Caetano; presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; presidente do Sicontiba, Narciso Doro; presidente do Sescap-PR, Mário Elmir Berti; presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Dolores Biasi Locatelli. Presentes também os ex-presidentes do CRCPR do Paraná, Antônio Carlos Doro e Nelson Zafra; o conselheiro do CFC, expresidente do CRC-SC, Juarez Domingues Carneiro; e grande número de líderes da classe contábil paranaense.

O deputado Stephanes Jr justificou a homenagem dizendo que, como economista, reconhece a importância da classe contábil e acompanha o seu trabalho desde os tempos de escola. E Maria Clara tem o mérito de ser a primeira mulher a ocupar a presidência do CFC em toda a história da instituição. Sua gestão (2006/2007 - 2008/2009) é marcada por sua habilidade interlocutória em abrir espaços, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional, para as discussões que envolvem a profissão contábil. Na área acadêmica destaca-se pelo acompanhamento sistemático, marcando o posicionamento da gestão (CFC) quanto às discussões sobre os novos rumos da educação superior no Brasil, especificamente na área do curso de Ciências Contábeis, bem como centrando esforços no sentido de privilegiar a Educação Continuada, instrumento eficaz na formação do profissional da contabilidade.
Antes e depois

?A classe contábil brasileira é, sem sombra de dúvidas, uma antes e outra depois de duas grandes personalidades; uma é a Maria Clara à frente do CFC e a outra é o Valdir Pietrobon na Fenacon?, disse o presidente do CRCPR, Paulo Caetano. Pietrobon declarou que só teve sucesso em diversas frentes porque sempre contou com o apoio da presidente do CFC. ?A Maria Clara entrou quebrando paradigmas, quando poucas mulheres faziam parte das entidades e muito menos chegavam a dirigentes. Destacou, entre seus feitos, a elaboração da proposta de atualização da lei contábil?. Naciso Doro também assinalou que a sua participação representou o reconhecimento da inteligência e da competência da mulher brasileira, trazendo para o seio da classe discussões fundamentais como sobre a solidariedade e a responsabilidade social.

Valorização da classe

Ao agradecer, Maria Clara afirmou que a sua maior preocupação tem sido valorizar a profissão contábil no contexto social e da economia. Procurou consolidar o movimento de organização das mulheres contabilistas por meio da criação de comissões, em todo o país, encarregadas, entre outras coisas, pela realização dos encontros estaduais da mulher. Se disse ainda orgulhosa por conduzir o processo, marcado pela harmonia, acolhendo as melhores lideranças nacionais, de composição da próxima gestão do CFC.

Contadora e também graduada em Administração de Empresas e em Direito, mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , ela nasceu em União dos Palmares (AL), em 1963. Presidiu o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL/1998 - 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC/2002 - 2005) e ocupou a cadeira de Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), entre inúmeros outros cargos e funções no Estado de Alagoas e em nível nacional.

Presidente do Sicontiba, Narciso Doro, e o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, entregam placa com homenagem a Maria Clara

Deputado Stephanes Junior entrega menção honrosa à presidente do CFC

Inúmeras lideranças da classe contábil prestigiaram a homenagem a Maria Clara Bugarim

Mesa de autoridades, da esquerda para a direita: Narciso Doro, presidente do Sicontiba; Valdir Pitrobon, presidente da Fenacon; Maria Clara Bugarim, presidente do CFC; deputado Stephanes Junior; Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar; Paulo Caetano, presidente do CRCPR; Dolores Locatelli, presidente do IPMCont; Mário Berti, presidente do Sescap-PR