Entidades contábeis cobram soluções para problemas na Jucepar

Em reunião, na última sexta-feira, 6, às 14h, na sede do Sebrae-PR, representantes das entidades contábeis (CRCPR, Sescap-PR, Sicontiba e Fecopar) voltaram a cobrar soluções urgentes para os problemas que os profissionais da contabilidade, em todo o estado, vêm enfrentando nas unidades da Junta Comercial do Paraná, comprometendo serviços essenciais relativos à formalização de empresas.

Depois de ouvir o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, e o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Juarez Tadeu Morona Filho, que descreveram a intensidade das cobranças que as entidades contábeis vêm sofrendo, o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, e a secretária, Libertad Bogus argumentaram que esse quadro lamentável é por pouco tempo - logo tudo vai se normalizar com a modernização e integração do sistema de registro empresarial em fase de implantação - e comprometeram-se em regularizar a situação o mais rápido possível.

Todo o empenho é para que, a partir já de segunda-feira, 9, os serviços de informática estivessem destravados junto ao Serpro, e que a atualização cadastral pudesse ser feita sem nenhuma dificuldade, no máximo, até o dia 16 de novembro. Para pôr todos os serviços em dia, a Jucepar se comprometeu promover um mutirão dos seus relatores e funcionários, inclusive naquele final de semana. Informou Akel que a Jucepar acabou de obter liberação do Estado, em regime de urgência, para contratação de 60 colaboradores temporários, e, na sequência, para realizar concurso público, resolvendo definitivamente o problema de carência de pessoal. Nos próximos dias ainda, pelo menos mais 10 funcionários serão destinados a escritórios da Junta do interior; e, a partir do próximo ano, o expediente da sede, em Curitiba, retomará o atendimento ao público em período integral. Na reunião foi decidido ainda que a Central Fácil, no Sebrae, vai continuar aberta, atendendo normalmente, até o final do ano. A decisão de fechar o posto – esclareceu Tioqueta – não partiu do Sebrae, mas foi tomada em conjunto com a Junta, em razão do baixo volume de atendimento/ dia – dez em média.

Participaram também da reunião o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vítor Roberto Tioqueta; o conselheiro do Sebrae, Edson Campagnolo; o vogal da Jucepar, representante da classe contábil, Mauro Luís Moreschi; o vogal da Faciap e diretor do Sescap-PR, Gilson Strecher, e funcionários do Sebrae, entre os quais, Marcelo Padilha e Ricardo Campos.