Entidades apóiam a fiscalização do CRCPR.

Representantes da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap-PR) estiveram reunidos com o presidente do CRCPR, Paulo Caetano; o vice-presidente de Fiscalização, Antônio Augusto Godoi de Oliveira; o gerente de fiscalização, Dirceu Zonato, e o diretor executivo Gerson Borges de Macedo, na quarta-feira, 12 de junho, para avaliar os procedimentos de fiscalização do Conselho nas organizações contábeis, empresas e órgãos públicos. Participaram o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; o presidente do Sicontiba, Narciso Doro; o diretor do Sescap-PR, Expedito Barbosa Martins; e vários diretores das entidades

Diferentemente de outras regiões do estado, onde as ações de fiscalização do CRCPR são periódicas, em Curitiba e região metropolitana elas são virtualmente permanentes, em parte pela concentração de profissionais mas também pela presença física do Conselho com a sua estrutura mais representativa no estado.

A reunião foi uma oportunidade para o esclarecimento de pontos importantes, como as novas regras de fiscalização definidas pelo sistema CFC-CRCs. Vem ocorrendo, na verdade, uma evolução tanto no conceito quanto nas práticas de fiscalização. A ênfase ? argumentam o presidente Paulo Caetano e o vice-presidente de Fiscalização, Antônio Augusto Godoi ? é sempre orientar primeiramente. O CRCPR não faz blitz. O próprio programa de Educação Continuada que ministra cursos em todo o Paraná, em parceria com os sindicatos, é fiscalização indireta.

Via de regra, porém, em suas inspeções, os fiscais do CRCPR verificam a habilitação dos profissionais e seus dados cadastrais, bem como da organização contábil; conferem as declarações de percepção de rendimentos, a existência da escrituração contábil, das demonstrações contábeis, das peças de auditoria e perícia contábil, entre outras rotinas. Em resumo, a fiscalização consiste em verificar se os princípios e normas reguladores do exercício da profissão estão sendo obedecidos pelos profissionais. O objetivo é garantir à sociedade a prestação de serviços contábeis com qualidade e ética, valorizando o contabilista que cumpre corretamente as suas obrigações ? finalidade que as entidades apóiam inteiramente.