Encontro debaterá o papel da mulher na sociedade.

Mais de 400 pessoas participam da abertura, em Foz do Iguaçu

Mais de 400 pessoas, na sua imensa maioria mulheres contabilistas, participaram da solenidade festiva de abertura do III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, dia 18 de setembro, às 20h30, no auditório principal do Grand Hotel Internacional Foz, em Foz do Iguaçu. Inspirado no Programa Nacional da Mulher Contabilista, criado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o encontro, organizado pela Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista - IPMCONT e uma comissão especial de Foz do Iguaçu, a cidade anfitriã, tem o principal objetivo de debater o papel da mulher contabilista na vida profissional, social, política e empresarial.
A mulher vem enfrentando grandes mudanças, nos últimos tempos, em todo o mundo, assumindo novos papéis e novas responsabilidades na sociedade. Não é diferente com a mulher que atua no meio contábil, a começar pelo número crescente que vem ocupando vagas cursos de Ciências Contábeis, nos escritórios e departamentos contábeis e financeiros de empresas e órgãos públicos. As contabilistas são 147 mil para um universo de cerca de 400 mil profissionais no país e 8 mil para um universo de cerca de 27 mil profissionais no estado do Paraná.

Autoridades presentes

Fizeram parte da mesa de honra o presidente do CRCPR, Paulo Caetano; presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio; presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Luiz Fernando Torres Cardozo; Ney Patrício da Costa, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Foz do Iguaçu; Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná; Dolores Biasi Locatelli, Conselheira do CRCPR e Coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do Paraná; Nita Busanello, Coordenadora da Comissão Organizadora do III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista; e representando o prefeito de Foz do Iguaçu, a secretária municipal da Fazenda, Elenice Numberg.
Em seu discurso, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, a exemplo do presidente Lula, no Congresso Brasileiro, em Gramado-RS, destacou que a maior entidade de representação da classe contábil brasileira, o Conselho Federal de Contabilidade, ?pela primeira vez, em mais de seis décadas de existência, é hoje presidido por uma mulher?, Maria Clara Cavalcante Bugarim. Elogiando-a, sublinhou que o congresso foi um marco pela organização e grandiosidade, quantitativa e qualitativa: ?nunca um evento da classe reuniu tanta gente para debater temas tão vitais e muito menos pôde contar com a participação de um presidente da República?. Caetano apontou, entre as conquistas, para a classe a possibilidade de transferir as organizações contábeis do anexo V para o III, da Lei Complementar 123; o apoio ao projeto que reformula o arcaico Decreto-lei 9.295; a regulamentação da Lei 11.638/07, que trata da convergência do padrão contábil brasileiro às Normas Internacionais de Contabilidade.

Desafio

?Embora em cada edição estejamos acumulando experiência, cada encontro é um desafio à parte, que vai da seleção do tema à definição das palestras, escolha do local, contratação de palestrantes?, disse Coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do Paraná, Dolores Locatelli , agradecendo a todos que colaboraram de alguma forma para a realização do encontro. Já o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, afirmou que ?a ocupação de espaços pelas mulheres - graças a Deus ? contribui para purificar as sociedades de preconceitos, tabus e discriminações?.
Depois dos discursos, houve apresentação das cidades que concorrem à condição de sediar o IV encontro: União da Vitória, Guarapuava e Londrina; e finalmente, show e coquetel de encerramento.

19 de setembro (sexta-feira)

08:30 - Abertura das atividades
08:45 - Palestra: Educação Financeira Pessoal
Palestrante: Altemir Farinhas