Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A partir da esquerda, os representantes do CRCPR Michel Melhem, VP de Fiscalização, Ética e Disciplina; Fabrizio Guimarães, gerente
de Fiscalização; Maurício Ostrowski Júnior, gerente operacional; e Gerson Borges de Macedo, diretor superintendente.
Na cabeceira da mesa, o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, e à direita da foto, o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin

Representantes da nova gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), capitaneados pelo presidente Everson Breda Carlin, reuniram-se na manhã de terça-feira, 30 de janeiro, com o presidente da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), Marcos Rigoni. 

Entre os assuntos em pauta, foi discutida a renovação de convênios para intercâmbio de informações entre as autarquias e o reforço de parcerias para melhorar o atendimento à classe contábil e tornando os processos de abertura, alteração, encerramento e baixa de empresas cada vez mais célere e eficiente.

O presidente Rigoni comentou que o Paraná bateu recorde de velocidade na abertura de empresas em dezembro, com 10 horas e 39 minutos para o empreendedor conseguir cumprir todos os trâmites para emitir nota fiscal e contratar colaboradores, alcançando o melhor resultado de sua história. 

"Embora tenhamos ficado na terceira posição do ranking de agilidade, eu considero que nosso estado é o mais eficiente, considerando o volume dramaticamente maior de processos que analisamos em comparação com o primeiro e o segundo colocados, Piauí e Sergipe. Enquanto nós analisamos 4.235 processos, no Piauí foram apenas 227 e em Sergipe, 339", ponderou Rigoni.

Ele falou também sobre a aquisição da nova sede, também na região central da capital paranaense, um investimento de R$ 10,4 milhões em recursos próprios, cujas instalações possibilitarão agilizar ainda mais o atendimento a profissionais da contabilidade e empreendedores. 

O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, falou sobre os planos da nova gestão, com novos projetos em todas as divisões.

"Além de reforçar os mais de 30 programas já consolidados que temos no nosso portfólio, já iniciamos o ano com várias novidades em termos de treinamentos, também visando melhorar a nossa eficiência e todas as áreas, e comunicação, para levarmos informação de qualidade e relevância a um número cada vez maior de profissionais do nosso estado", afirmou Breda Carlin. "Tudo isso colocando a sustentabilidade como uma preocupação transversal, que estará presente em todas as nossas ações, por meio do programa CRCPR Sustentável", acrescentou.

Contadores podem contribuir para agilizar ainda mais o trâmite de processos na JUCEPAR

Rigoni aproveitou a oportunidade para abordar a questão dos processos que caem em exigência: "temos um volume de 1.200 a 1.500 processos por mês que acabam ficando retidos devido a erros cometidos pelos contadores". Ele, que também é contador e já presidiu o CRCPR por dois mandatos, manifestou sua preocupação com o empresário, que precisa colocar sua empresa para funcionar: "Imaginem a situação dos empreendedores, que poderiam já estar contratando e faturando, mas precisam esperar mais porque os processos têm que ser revistos!" 

O presidente Everson destacou os esforços do CRCPR para oferecer capacitação aos profissionais contábeis. Já o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Michel Melhem, que na gestão anterior era responsável pela vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, lembrou que o programa Escola Técnica CRCPR Básica, lançado em 2023, dedicou uma temporada inteira ao tema Societário, com explicações detalhadas sobre todos os processos de formalização de empresas

"Foram cinco episódios dedicados ao tema, cujas transmissões contaram com milhares de participantes. As aulas continuam disponíveis na TV CRCPR e já somam mais cerca de 12 mil visualizações", destacou. 

Para acessar a playlist completa da Escola Técnica Básica, que conta já também com temporadas completas sobre Departamento Departamento Pessoal e Fiscal, clique aqui.

Participaram também do encontro o vice-presidente da Jucepar, Sebastião Motta e, representando o CRCPR, o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, o gerente operacional, Maurício Ostrowski Júnior, e o gerente de Fiscalização, Fabrizio Guimarães.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.