Encerram dia 6/9 as inscrições para o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista
Faltando uma semana para o encerramento das inscrições para o V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista e 20 dias para o evento, quem se inscreveu é hora de anotar recomendações e orientações da comissão organizadora para que a participação transcorra da melhor forma possível.
Quem apenas preencheu a ficha mas não quitou o boleto, só terá a inscrição confirmada depois de efetuado o pagamento, lembrando que inscrições ainda podem ser feitas por profissionais, acompanhantes e estudantes até o dia 6 de setembro.
Apesar da denominação e do predomínio natural de profissionais do sexo feminino, o encontro apresentará programação de interesse também para os homens, com palestras técnicas, motivacionais, sobre sustentabilidade e qualidade de vida, atividades artísticas e esportivas. Clique aqui e veja a programação completa
Questionário
A comissão organizadora solicita aos inscritos que respondam, o mais breve possível, o questionário recebido. As informações são importantes para organizar os serviços de logística, como os traslados entre o aeroporto e o CRCPR e entre Curitiba e o litoral, ida e volta. Haverá ônibus ou van para esses traslados, sendo importante saber quantas pessoas vão utilizar os serviços.
Modelo de gestão aplicado a escritório de contabilidade
A gestão aplicada a escritórios de contabilidade – cases de sucesso é o tema de uma das palestras mais aguardadas. Será ministrada pelo contador Laudelino Jochem, que, na ocasião, lançará o livro “A Gestão do Escritório Contábil do Século XXI: transformando desafios em oportunidades de negócios”. Segundo ele, muitos escritórios de contabilidade se encontram imersos em atividades operacionais, especialmente com o cumprimento de prazos legais de tributos e de obrigações acessórias; logo, não têm tempo para pensar na própria gestão.
Após extensa pesquisa de campo, analisando centenas de escritórios de contabilidade no Brasil e uma vasta pesquisa literária percorrendo o que existe de melhor em gestão aplicada à área contábil, Laudelino desenvolveu o modelo que irá descrever. “O modelo já foi implantado em vários escritórios de contabilidade, com excelentes resultados, reduzindo sensivelmente os custos, otimizando os processos, transformando os trabalhos operacionais em linha de produção, tornando o contabilista um gestor e não mero executor de atividades operacionais”, adianta o palestrante.
Desenvolvimento sustentável
Nelton Miguel Friedrich, que iniciou a defesa da causa ambiental nos anos 1970, vai falar sobre o tema. Atualmente, como Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, coordena 25 programas e 70 ações/projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na bacia hidrográfica do Rio Paraná. Entre eles, Educação Ambiental para Sustentabilidade, Práticas Conservacionistas de Água e Solo, Jovem Jardineiro, Coleta Solidária, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Diversificação da Produção, Mais Peixes em Nossas Águas, Plantas Medicinais, Monitoramento e Avaliação Ambiental, Sustentabilidade das Comunidades Indígenas. Os programas são inspirados nos documentos Carta da Terra, Agenda 21, Metas do Milênio, Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Protocolo de Kyoto e nas recomendações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.