Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Encerradas as inscrições para a 15ª Convenção: agora, só no local

Encerrado ontem, 12, o prazo para inscrição na 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções de Cascavel, com sorte, ainda será possível encontrar vaga, mas somente no local, no dia do evento.
A Convenção é o mais importante evento da classe contábil paranaense, reunindo profissionais, professores e estudantes de contabilidade. ?Tenho certeza de que aqueles que se inscreveram não vão se arrepender. Teremos a oportunidade de refletir sobre temáticas vitais para o nosso crescimento profissional e pessoal?, sublinha o presidente do CRCPR, Paulo Caetano.

Palestras de alto nível

Nivaldo Cleto, um dos maiores especialistas em tecnologia da informação, vai falar sobre o impacto que essas tecnologias trazem para os contabilistas e para as empresas na palestra ?O profissional da era digital e o governo eletrônico?. Cleto é membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil, coordenador do Projeto da Nova Identidade do Profissional da Contabilidade e do Grupo Nacional da Massificação da Certificação Digital do CFC, e acompanha a implantação do Sped desde o início.

Um dos maiores estudiosos do tema, no país, com dezenas de textos escritos e palestras ministradas, o professor José Carlos Marion vai falar sobre a importância da profissão contábil no atual contexto econômico e social. Anos atrás, Marion referia-se à contabilidade como ?profissão do futuro?. Hoje, ?precisamos entender que a imagem dessa profissão no Brasil ou em países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento) está muito aquém dos países desenvolvidos?.

Especialista em macroeconomia, finanças, teoria econômica, comércio exterior e economia ambiental, a jornalista Salete Lemos vai apresentar um ensaio sobre o crescimento econômico do país e as eleições. E o alpinista Waldemar Niclevicz vai ensinar os presentes a ?conquistar o seu Everest?.

Fóruns práticos

Vários fóruns vão debater questões específicas de segmentos da classe contábil. É o caso do Fórum de Perícias cuja programação inclui as palestras: ?Perdas, danos, lucros cessantes e fundo de comércio?, ?Perícia e o balanço social em face à IRFS?, ?Associação Paranaense de Peritos?, ?Professor de perícia, protocolo de cooperação e integração científica entre professores? com participação do professor Sergio Henrique Miranda de Souza, a juíza Denise Terezinha de Melo Krueger, da 2ª Vara Cível de Toledo; dos professores Wilson Alberto Zappa Hoog, Everson Luiz Breda Carlin e Udo Strassburg e dos contadores Rubens Coimbra e Paulo César Caetano de Souza.

No Fórum da Mulher, palestra "Cabeça, coração e coragem" da psicopedagoga Clarisse Leal. Além destes, vários outros fóruns serão realizados como os de acadêmicos, de professores de Ciências Contábeis, contadores públicos, empresários da contabilidade, auditores e outros.

O futuro da profissão contábil

Para onde caminha a profissão contábil? Que impactos as mudanças legais, educacionais, econômicas, tecnológicas e sociais vêm tendo sobre a atividade? Essas e outras indagações serão avaliadas no talk-show ?Os destinos da profissão contábil?. Vão debater o tema os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade ?CFC, Juarez Domingues Carneiro; Valdir Pietrobon, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa ? Fenacon; Paulo César Caetano de Souza, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Mediação por conta do presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário ? IBPT, Luiz Gilberto Amaral.

Confira a programação completa