No dia 13 de maio, a Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou reunião on-line com os representantes do CRCPR nas jurisdições de Dois Vizinhos, Mandaguari, Palmas e Telêmaco Borba, para encerrar o ciclo de fiscalização nas bases dessas localidades. Desde outubro de 2021, foram fiscalizados 582 profissionais e empresas, entre profissionais autônomos, organizações contábeis, pessoas físicas e empresas em geral.

“Atualmente, as ações da fiscalização são muito dinâmicas e muitas são as frentes de trabalho em andamento. Hoje, com o auxílio da inteligência artificial e dos convênios à disposição do CRCPR, possuímos muitas informações que dão suporte às nossas ações. Por isso a fiscalização consegue alcançar todo o estado concomitantemente e a qualquer tempo.  Além disso, muitas denúncias são processadas. Nessas jurisdições citadas, o trabalho realizado se deu em razão do planejamento anual e se referiu às ações de rotina da fiscalização”, explicou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins.

Na reunião, foram abordados os seguintes tópicos: a conclusão dos procedimentos fiscalizatórios daquelas regiões, com enfoque nas ações realizadas; as frentes de trabalho adotadas; e os resultados obtidos. O vice-presidente destacou ainda a importância de divulgar para as jurisdições fiscalizadas as ações concluídas: “Nós fazemos questão de apresentar os resultados estatísticos das ações que são realizadas, para dar a maior transparência possível ao trabalho que estamos fazendo. Ressaltamos ainda que a atuação da fiscalização é permanente, em função das informações que dispomos”, concluiu.

A abordagem de rotina da Fiscalização das bases de cada cidade segue parâmetros definidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nos quais se destacam as verificações da Escrituração Contábil e as análises das Demonstrações Contábeis, dos Contratos de Prestação de Serviços, das Decores emitidas e das questões cadastrais dos escritórios e colaborares que executam atividades contábeis.

Além do vice-presidente Jefferson, participaram da reunião o vice-presidente de Registro, Claudemir Matiusso, a vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte, a conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha, o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, o gerente de Fiscalização, Fabrizio Guimarães, e os delegados representantes Lúcio Frederico Marcon (Dois Vizinhos), Sidney da Silva Drumond (Mandaguari) e Aline Langaro (Palmas).

Ao longo de todo o dia, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins, também esteve na sede do CRCPR realizando despachos da vice-presidência e trabalhando com a equipe da Divisão de Fiscalização no planejamento das atividades, no acompanhamento das ações realizadas, na verificação das metas previstas x realizadas; e na definição dos critérios de utilização dos acordos e convênios disponíveis para as ações de fiscalização.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.