No dia 22 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu duas importantes palestras para capacitação de seu público interno. Funcionários, conselheiros e delegados participaram das palestras “Tecnologias Disruptivas – redesenhando o futuro das contabilidades”, ministrada por Ricardo Machado, CEO da empresa Ottimizza, e “As Técnicas do Silicon Valley”, por Marcelo Lombardo, CEO da empresa Omie.

DSC_0025.JPGNa primeira apresentação, Ricardo Machado abordou novas tecnologias e empresas que tem participado da "Era da Revolução" atual e comentou sobre a inquietação que este momento traz. "Este momento que estamos vivendo mostra que algo precisa ser feito para que nos adequemos. Não adianta continuarmos fazendo o que fazíamos, temos que aproveitar as oportunidades das novas tecnologias", comentou Ricardo. O palestrante falou ainda sobre como é essencial que o profissional da contabilidade se conscientize e trabalhe para atualizar-se e à sua empresa. "Temos simplificado e automatizado processos, o que possibilita a ampliação da escala de atuação das empresas sem aumento de profissionais; mas podemos ir além. A simplificação tributária, por exemplo, que tem um impacto direto em nossas vidas, é uma grande mudança que traz uma imensa oportunidade para quem quer agir, e uma grande ameaça para quem não quer", explicou Machado. "Em 2025, teremos uma contabilidade totalmente diferente do que temos hoje! Precisamos aceitar esta mudança, redefinir nossos propósitos, entender a oportunidade de reinventar o negócio e crescer. É preciso fazer o dever de casa, eliminando a digitação, banindo a conciliação manual, melhorando nossa comunicação com o cliente, parando de improvisar na gestão, e resignificando a imagem do contador", concluiu o palestrante. Confira a entrevista que Ricardo Machado deu ao CRCPR Online, clicando aqui!

DSC_0097.JPGDepois, o palestrante Marcelo Lombardo deu continuidade ao evento, falando sobre a trajetória e estratégias de crescimento em empresas do Vale do Silício, que têm despontado no cenário mundial. Lombardo explicou sobre a Curva de Adoção da Inovação, explicando as ondas de disseminação da inovação no mercado. "As pessoas estão distribuídas em segmentos que dividem-se em inovadores, visionários, pragmáticos, conservadores e céticos, de acordo com a velocidade de adoção da inovação no tempo. Cada um de nós pode estar em diferentes categorias dependendo do segmento dos produtos e serviços. É essencial que saibamos romper o 'abismo' para atingirmos os grupos pragmáticos e conservadores com nossos serviços e para alcançar um mercado estabelecido", explanou Marcelo. O palestrante também abordou as diferentes estratégias de marketing para diferentes tipos de empresa, "é preciso definir um posicionamento e ser consistente nele, segui-lo!", comentou. A seguir, Lombardo explicou sobre conceitos como o custo de aquisição de clientes (CAC) e payback, e sobre a importância de aquirir confiança dos clientes. "Precisamos de proximidade, frequência, duração e intensidade para estabelecer a confiança, temos que pensar nossas estratégias com isto em mente", complementou. Por fim, Marcelo lembrou a importância de foco na transição do tradicional para o novo mercado e ressaltou "estamos em um momento em que podemos continuar explorando os negócios existentes, mas precisamos simultaneamente começar a pensar no novo", concluiu.