Na última quinta-feira (9), às 19 horas, o vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, ministrou a palestra Empresário, Crise, Inovação e Inteligência Artificial a mais de 50 empreendedores de São José dos Pinhais e região. A apresentação fez parte da programação da Semana Empresarial 2018, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços (ACIAP) São José dos Pinhais; Ponto de Atendimento ao Empreendedor; OAB-PR São Jose dos Pinhais; Sebrae-PR, Sicoob; Fecomercio/PR; Faculdades da Indústria IEL (Sistema FIEP); e FAE Centro Universitário; e conta com o apoio do CRCPR. Entre os dias 2 e 30 de agosto, dez palestrantes se revezarão ao longo dos 11 dias de evento, em apresentações e oficinas em cinco diferentes locais. O objetivo é estimular a economia local melhorando o networking e a qualificação dos empreendedores do município, para que possam melhorar seus processos de trabalho e o desempenho de suas empresas, mostrando que dentro da própria cidade é possível criar boas relações, que permitem reduzir custos e gerar novos negócios.
Jochem iniciou a palestra explicando que as crises, em geral, podem ser previstas, e que são grandes oportunidades para tornar as pessoas mais competitivas. Segundo ele, são momentos de perigo, em que é necessário fazer escolhas, tomar decisões ante o perigo iminente e à perspectiva de um resultado indeterminado. "Se não tivermos as melhores pessoas e as melhores ferramentas, não seremos a melhor empresa", afirmou. A seguir, traçou um panorama do mercado atual, em que a inteligência artificial está substituindo o ser humano em diversas atividades não especializadas. "Essa tendência é muito clara na área contábil, mas também em outros segmentos. E as mudanças estão acontecendo de forma muito rápida. Em pouco tempo, só permanecerão no mercado os profissionais especializados, que agreguem valor às empresas e clientes, capazes de planjar, criar soluções sob medida e traçar cenários a partir da análise de dados e tendências". Perfil este que exige constante atualização.
Sobre inovação, Jochem ressaltou que ela não está ligada necessariamente à tecnologia - um dos meios possíveis para obtê-la - e que, em geral, é algo surpreendentemente simples. Resulta de um modelo mental e de uma cultura de constante questionamento e busca por fazer mais ou melhor. "O processo precisa ser constante porque as inovações ficam obsoletas rapidamente", ponderou.
Finalizou sua apresentação analisando os requisitos necessários para que um profissional ou uma empresa sejam bem sucedidos: vontade, atitude, responsabilidade, constante busca por conhecimento, persistência, foco, coragem e resiliência. "Não basta fazer o básico. É preciso ir além, fazer a diferença".
Serviço:
Para saber mais sobre as palestras e oficinas da Semana Empresarial 2018, clique aqui.
Leia também:
Laudelino Jochem lança livro sobre Ética e Compliance em evento no CRCPR
Vice-presidente Laudelino Jochem ministra palestra sobre ética, compliance e Noclar
Em setembro, CRCPR recebe Fórum do Auditor “Compliance nas organizações”