Na sexta-feira (28/10), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou sua 1377ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, profissionais da contabilidade, coordenadores de Comissões Temáticas de Trabalho e de integrantes do Conselho Diretor. Além de discutir processos das câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Registro e Desenvolvimento Profissional, o plenário analisou questões administrativas e projetos das Divisões e Comissões Temáticas.

Na reunião, foi realizado o lançamento da Certificação Digital gratuita para profissionais da contabilidade e organizações contábeis com situação regular e registro ativo no CRCPR. Em agosto, o órgão publicou, no Diário Oficial da União (DOU), um edital de chamamento público para credenciamento de empresas capacitadas para efetuarem a emissão do certificado digital de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar) e a Soluti foram as entidades credenciadas, e a emissão dos certificados estará disponível em breve. Na reunião, o presidente da Fecopar, Paulino José de Oliveira, e o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, assinaram o Termo de Parceria.

O certificado digital é considerado a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa e possibilita a assinatura digital de documentos à distância e o acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet.

.

Paulino de Oliveira (Fecopar) e Laudelino Jochem assinaram Termo para disponibilização de Certificação Digital gratuita

"Este é mais um benefício que o CRCPR traz para os profissionais e para as organizações contábeis, contribuindo com mais segurança, integridade, confidencialidade, agilidade, desburocratização, comodidade e economia, já que as soluções estão disponíveis gratuitamente", comemorou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Na oportunidade, também aconteceu a posse do delegado representante da cidade de Ponta Grossa, Marcos Antonio Kastl, que assumiu a gestão da região até 31/12/2024.

Presidente Laudelino Jochem e o delegado de Ponta Grossa, Marcos Antonio Kastl

Hospital Pequeno Príncipe

A equipe do Hospital Pequeno Príncipe esteve representada na reunião por Luciano Amatuzzi e Paulo César, a convite do vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior, e trouxe aos conselheiros uma discussão sobre a importância da captação de recursos para a entidade, muitas vezes obtida pela destinação do Imposto de Renda. "Vocês são uma ponte com a sociedade, com seus clientes e precisamos estar ligados com estas entidades para que incentivem a população a contribuir com as organizações sociais", explicou Luciano Amatuzzi.

"Precisamos reforçar nossas campanhas junto aos profissionais da contabilidade e escritórios para que utilizem a destinação de seu Imposto de Renda, apoiando o Pequeno Príncipe e tantas outras entidades que precisam destes recursos para continuar atuando na sociedade", comentou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Nas fotos: VP Everson Breda Carlin, presidente Laudelino Jochem, VP Narciso Dóro Júnior, Luciano Amatuzzi e Paulo César do Pequeno Príncipe.

Na Plenária, os conselheiros aprovaram também o calendário de atividades de 2023, a proposta orçamentária e o Plano de Trabalho do próximo ano, os novos termos de Condições de Uso e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com Pessoa Jurídica, e as novas políticas de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA), de Controle de Acesso Lógico, de Notificação de Incidentes de Segurança com Dados Pessoais, de Privacidade em Eventos e de Proteção de Dados Pessoais.

A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Curitiba no dia 25 de novembro, a partir das 8h.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.