Em Foz do Iguaçu, conselho reinaugura delegacia com apresentação do “CRCPR em sua cidade”

Em evento prestigiado por cerca de 50 pessoas, a maioria profissionais contábeis, o Conselho de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reinaugurou sua delegacia em Foz do Iguaçu, na quinta-feira, 3 de julho. O imóvel onde funciona a unidade é sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (Sincofoz), na Avenida Brasil, 1924, que passou por uma revitalização. Na ocasião, o conselho realizou mais uma edição do projeto “CRCPR em sua Cidade”.

Delegacia do CRCPR em Foz do Iguaçu funciona na sede do Sincofoz, que foi reformada e reinaugurada na quinta-feira, 3.

Lucelia falou sobre a reinauguração da delegacia e o projeto "CRCPR em sua cidade".

As delegacias funcionam como subsedes do conselho, nas quais profissionais podem requerer o registro provisório, o registro definitivo originário, a transferência, o restabelecimento, a baixa, o cancelamento e a conversão de registro provisório em definitivo, efetuar alterações cadastrais (nome, nacionalidade, categoria) e comunicar o exercício da atividade profissional em outra jurisdição. Nessas unidades, serviços específicos de registro também estão disponíveis para as empresas contábeis.

Ocivaldo G. Moreira, presidente do Sincofoz, e Lucelia Lecheta no gesto simbólico de reinauguração.

Marcos Rigoni de Mello, vice-presidente de Administração e Finanças, discorreu sobre a atuação das câmaras do CRCPR.

Para fins administrativos, outras duas cidades integram a jurisdição de Foz do Iguaçu: Três Lagoas e Santa Terezinha de Itaipu. Hoje, passa de 660 o número de registros ativos de profissionais da contabilidade nessa região e as organizações contábeis em atividade chegam a quase 150, aí consideradas as sociedades, o empresário individual, o microempreendedor individual (MEI), a empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e o escritório individual (RCI).

A nova delegacia procura resgatar um pouco da memória do CRCPR e, para isso, conta com uma galeria com fotos do atual delegado, Ney Patrício da Costa, e todos os contabilistas que já desempenharam esta função na cidade. "A galeria dos delegados busca manter viva a história do CRCPR em Foz do Iguaçu", diz Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR.

Na ocasião, o delegado Ney Patrício da Costa, que exerce a função até dezembro de 2015, recebeu os ex-delegados Antonio Derseu de Paula (1998-2012) e Miguel Gerson Aires dos Santos (1991-1998).

Para Lucelia, galeria dos delegados ajuda a manter viva a história do CRCPR em Foz do Iguaçu.

Os ex-delegados Sebastião Gomes Rodrigues, Miguel Gerson Aires dos Santos, Antonio Derseu de Paula e o atual ocupante do cargo, Ney Patrício da Costa.

CRCPR em sua cidade – Quem participou pôde acompanhar a segunda edição do projeto “CRCPR em sua cidade”, lançado em Campo Mourão dia 27 de junho. Conforme explicou a presidente Lucelia, a proposta do programa é estreitar o relacionamento e aumentar a interação entre o conselho e os profissionais da contabilidade, ouvir suas críticas e sugestões em relação à autarquia, identificar demandas e expectativas locais e esclarecer dúvidas. Os contabilistas são incentivados a expor opiniões e fazer perguntas.

A presidente novamente lembrou dos esforços que o CRCPR tem empreendido junto a outras entidades e órgãos púbicos em torno de pautas de interesse da classe contábil, como a desvinculação do nome do contabilista de empresas abandonadas, tema que vem sendo discutido com o secretário estadual da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani.

O vice-presidente de Administração e Finanças, conselheiro Marcos Rigoni de Mello, falou sobre a dinâmica do Sistema CFC/CRCs e as principais atividades desenvolvidas pela sua pasta e pelas câmaras Técnica; de Fiscalização, Ética e Disciplina; Controle Interno; Registro; Relações Sociais; e Desenvolvimento Regional.

Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, ressaltou os programas de capacitação presenciais e a distância do CRCPR.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, conselheira Elizangela de Paula Kuhn, abordou as ações que vem coordenando à frente da câmara, as oportunidades oferecidas por meio de treinamentos presenciais e a distância, as rodadas itinerantes dos cursos de Substituição Tributária do ICMS e Demonstrações Contábeis, que circulam a partir do dia 14 deste mês, e o projeto Temas Contábeis em Debate.

Líderes da contabilidade paranaense como Valdir Pietrobon, ex-presidente da Fenacon, Ocivaldo Gobetti Moreira, presidente do Sincofoz, e Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, estavam presentes. Também prestigiaram o evento Ernani Habitzreuter, diretor financeiro do Sincofoz, Amauri Clóvis do Nascimento, diretor de Relações com o Interior do SESCAP-PR, e Gerson Luiz Borges de Macedo, diretor superintendente do CRCPR.

Líderes contábeis e profissionais da contabilidade de Foz do Iguaçu acompanharam o evento na quinta-feira, 3.

O delegado Ney Patrício da Costa (ao centro), que exerce a função até dezembro de 2015, com os ex-delegados Antonio Derseu de Paula (1998-2012) e Miguel Gerson Aires dos Santos (1991-1998).