Em Curitiba, entidades de classe devem ter participação ativa na gestão Fruet

Na manhã desta quinta, 10, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, acompanhada do diretor operacional do Conselho, Hugo Catossi, e os presidentes do Sescap/PR, Mauro Kalinke, e da Fecopar, Divanzir Chiminacio, participaram de uma reunião convocada pelo secretário municipal de Urbanismo de Curitiba, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, para a apresentação dos superintendentes e diretores da respectiva secretaria na gestão Gustavo Fruet e, dentre outros assuntos, da aproximação entre as entidades de classe e o atual governo municipal. Instituições de outras áreas também estavam representadas.

Lucélia Lecheta (CRCPR) ao lado de Mauro Kalinke (Sescap/PR) na reunião desta quinta, 10.

O secretário Cordeiro e os superintendentes Solano Glock (superintendência técnica) e Laporte (projetos).

Na ocasião, Cordeiro anunciou que a secretaria planeja criar uma Comissão Técnica de Zoneamento, da qual participariam alternadamente, a cada ano de mandato do atual prefeito, três representantes das instituições convidadas para a reunião. A ponte entre as entidades de classe e a secretaria será o superintendente de projetos, Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz (na foto ao lado, à direita).

O objetivo, de acordo com o secretário, é “aproximar o poder público dessas instituições e ouvir as sugestões de ordem urbanística que possam trazer à administração”. Ainda segundo Cordeiro, a proposta está ligada às pretensões de ‘descentralização’ da atual gestão de Curitiba.

Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR.

Para Lucélia, a comissão deve facilitar o contato tanto do CRCPR como das demais instituições com o governo da capital. “A equipe da secretaria começa bem ao demonstrar respeito pela classe contábil e pelas demais classes de profissionais da nossa cidade”, frisou.

Na quarta-feira, 9, Cordeiro assumiu a Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA 2014, cargo que exercerá acumulando suas funções como secretário de Urbanismo, para o qual foi indicado no início da nova gestão.

Reginaldo Cordeiro. Foto: Everson Bressan/SMCS.

Diretores da Secretaria de Urbanismo apresentados na reunião desta quinta: Marcelo de Souza, Fabienne Lima Gelbke, Leonardo Afonso Brusamolin Junior e Mírian Greiffo Von Buettner.

Além das entidades contábeis, participaram também:

ACP (Associação Comercial do Paraná);
Ademi–PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná);
Asbea-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Seção Paraná);
CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná);
CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná);
IAB-PR (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná);
IEP (Instituto de Engenharia do Paraná);
Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná);
SindArq-PR (Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná);
Sinduscon–PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná).