Em busca de constante aprimoramento, a equipe de inspetores fiscais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou nesta semana um treinamento local sobre melhorias no sistema de fiscalização, bem como sobre questões operacionais e estratégicas da Divisão de Fiscalização. Neste mês, os inspetores fiscais iniciarão também sua participação no Projeto Radar do Conhecimento para Fiscais, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O treinamento local envolveu teoria e aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro, na sede do CRCPR, em Curitiba. Foram abordados o novo sistema de fiscalização eletrônica (fisc-e) e suas respectivas melhorias, as fiscalizações in loco, o manual para delegados sobre denúncias e a atualização de legislação sobre as mesmas, as alterações dos manuais de fiscalização, e os cadastros da Junta Comercial, prefeituras e Receita Federal. No último dia, a equipe discutiu também o Plano de Trabalho de 2019.

Projeto CFC Radar do Conhecimento para Fiscais

O CFC lançou em outubro o Projeto Radar do Conhecimento para Fiscais que objetiva oportunizar uma forma de aprendizagem contínua e modernizada para os inspetores fiscais dos conselhos regionais, promovendo melhores resultados com qualidade nas atividades fiscalizatórias desenvolvidas. Todo mês, o CFC encaminhará vídeos com temas relacionados à profissão com foco na capacitação dos profissionais da fiscalização. "Almejamos que estes colaboradores realizem suas atividades com eficiência para a proteção ao interesse público e com olhar para as prerrogativas do exercício profissional”, explicou Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC, no vídeo de abertura do projeto.

Serão abordados temas ligados à legislação contábil e aplicáveis à fiscalização do exercício da profissão, como Instrução Processual, Qualidade dos Serviços Contábeis, e a Declaração de Ocorrência e Não Ocorrência ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

radar conhecimento fiscais.png