Integrantes da mesa de honra na cerimônia de abertura do evento, na noite de terça-feira (26), incluindo o presidente do OSB, Ney Ribas (6º a partir da esquerda) e o VP de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra (3° a partir da direita), que discursou na cerimônia.

Empenhado em ações relacionadas ao combate à corrupção e ao incentivo do controle social, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) marca presença no 3º Congresso Pacto Pelo Brasil, que acontece em Curitiba (PR), até o dia 28 de agosto. Este ano, o evento, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), tem como tema “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”.

“"Há mais de uma década, nós estamos comprometidos com ações voltadas a um Brasil muito mais justo e honesto", disse o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra.A abertura, realizada na noite da última segunda-feira (26), contou com a participação do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, que ressaltou  compromisso do  Sistema CFC/CRCs no combate à corrupção e no fomento ao desenvolvimento sustentável do País. “O CFC está comprometido com mais de 8 mil profissionais da contabilidade, que trabalham nos Observatórios Sociais, por meio do Programa Voluntário da Classe Contábil (PVCC). Há mais de uma década, nós estamos comprometidos com ações voltadas a um Brasil muito mais justo e honesto", disse em seu discurso.

Durante a Solenidade, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, informou que o Sistema OSB possui, atualmente, mais de 130 organizações democráticas e apartidárias com a participação dos voluntários. "Eu tenho o dever de agradecer aos nossos voluntários, espalhados por todo o País, nossos parceiros e apoiadores, por estarem comprometidos na luta contra a corrupção", ressaltou.

Compuseram a mesa, ainda, Raul Clei Coccário Siqueira, controlador-geral do estado; Abílio de Oliveira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEPR); Jorge Guamãn, vice-presidente do Consórcio de Governo Autônomos Províncias do Equador (Congópe); Reinaldo Fujimoto, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb); Gilberto Socoloski, analista técnico da Unidade de Políticas Públicas e de desenvolvimento do Sebrae; Jores Henriques, vice-presidente da Confederação Nacional do Municípios; e Cristian Flores, representando a Confederação Maçônica do Brasil.

A secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Claudia Taya, afirmou, por sua vez, durante discurso, que "a transparência tira a assimetria do mercado privado, fazendo com que o Governo dê informações e condições iguais para todos”. “O Programa de Integridade, para nós, é a grande resposta para a conversão de uma mudança de cultura", explicou.

Este ano, o evento apresenta diversos exemplos de boas práticas ao realizar workshops e palestras, além de promover a troca de experiências entre os mais de mil participantes, entre dirigentes e voluntários do Sistema OSB, gestores públicos e parceiros, nacionais e internacionais. Entre os principais temas, destacam-se os debates sobre integridade, gestão pública, compliance, transparência e inovação.

Comprometidos e à frente de projetos do Conselho Federal da Contabilidade, a abertura ainda foi prestigiada pelo conselheiro e vice-presidente do OSB, Pedro Gabril, o coordenador nacional do PVCC, conselheiro Elias Dib Caddah, e o conselheiro Glaydson Farias. O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) foi representado pelo coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Franciso Savi.

O público ainda pode prestigiar a palestra do juiz João Pedro Gebran, um dos responsáveis por analisar e julgar recursos dos réus condenados na Operação Lava Jato em Segunda Instância. Ele ressaltou a importância da investigação para o fim da corrupção no País e no mundo.

Pacto Pelo Brasil

O Pacto pelo Brasil foi lançado durante o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS), realizado em 2015, em Brasília (DF). A iniciativa visa, com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações para erradicação da corrupção no País.

A proposta é que cada cidadão e cada organização possam registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda e empresa onde trabalha.

“A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas, presidente do Sistema OSB.

O CFC está na gênese dos observatórios sociais. "De cada dez observatórios, em nove possuímos a presença dos profissionais da contabilidade. Nosso principal papel nos Observatórios Sociais, por meio do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), é estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos observatórios em seus municípios”, explicou o vice-presidente Joaquim Bezerra.

Reportagem: Thatyane Nardeli (Comunicação CFC)

Fotos: Bruno Toski

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.