Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Com temas importantes neste mês para o contador público, a Escola Técnica Contabilidade Pública terá duas aulas extraordinárias transmitidas na TV CRCPR. No dia 18, às 9h, o palestrante Marcos Venícius Medri, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), falará sobre "Retenção Ampla de Imposto de Renda para Estados e Municípios - IN RFB 2145/2023". A Instrução Normativa em questão dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da Administração Pública federal direta e indireta e outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços. Para inscrever-se, clique aqui!

Em seguida, no dia 21, às 14h,  "Obrigações Acessórias: EFD- Reinf" serão os temas abordados por Elisangela Cabral, especialista em Gestão Pública e Tributária. Nesta aula, será apresentada a sistemática de envio da obrigação acessória, instituída pela Receita Federal do Brasil (RFB) aos entes públicos pelo EFD- Reinf. Elisangela também explicará os eventos de retenção previdenciária e Imposto de Renda, formas de envio da prestação de contas, legislação e instruções normativas pertinentes. Para inscrever-se, clique aqui


Já está disponível a gravação da última aula sobre Notas Explicativas. Confira!

No dia 10 de agosto, a Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública abordou o tema "Notas Explicativas - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público". A aula apresentou orientações para a elaboração de notas explicativas, enfatizando que elas devem fornecer informações úteis para fins de prestação de contas, responsabilização e tomada de decisão, de forma a auxiliar os usuários a entender melhor, e no contexto adequado, as informações financeiras e não financeiras incluídas nos Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais. O instrutor foi o contador Márcio Assumpção, mestre em Administração, pós-graduado em Auditoria Interna e Controladoria de Gestão, coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR e analista de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Para assistir à gravação, clique aqui!

Assista a seguir ao sexto episódio, transmitido em 10/8:


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.