Em agosto, a classe contábil vai mostrar sua força em Gramado-RS.

Congresso Brasileiro de Contabilidade lançado no Paraná

Cerca de quatro mil participantes são esperados no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, programado para 24 a 28 de agosto, no Serra Park Centro de Feiras e Eventos, em Gramado, Rio Grande do Sul. A vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Sílvia Mara Leite Cavalcante, Coordenadora de Divulgação, e o professor Valmor Slomski, do Comitê Científico, estiveram, dia 4 de abril, no CRCPR, fazendo o lançamento do evento no Paraná, embora informações já estejam disponíveis na internet desde o ano passado.

?É a maior oportunidade que temos de mostrar o poder de organização da nossa classe, a nossa força, o que enfim traz valorização?, afirma Sílvia Mara. Convidados especiais ? contabilistas, líderes da classe, coordenadores de cursos de ciências contábeis ? assistiram a um vídeo da cidade de Gramado e à exposição da programação, feita pela coordenadora, bem como à explanação de Valmor sobre as regras para enviar trabalhos científicos.

A Coordenadora de Divulgação fez convite formal aos contabilistas, incentivando-os a se inscrever, formar caravanas: ?o Paraná não fica tão distante de Gramado?; e o vice-presidente do CRCPR, Mauro Luís Moreschi, desafiou os colegas paranaenses a comporem a maior delegação do congresso.

Ciência a serviço do desenvolvimento

Sob o lema ?Contabilidade: Ciência a serviço do desenvolvimento?, as palestras, painéis e estudos vão propor reflexões e debates sobre temas fundamentais e tendências mundiais da contabilidade, oferecendo uma oportunidade única para o aperfeiçoamento profissional. Com temas variados, atendendo todas as áreas da profissão, o congresso será ?um ambiente de reflexão sobre a contabilidade como ciência e sua aplicação presente e futura?, sublinhou o professor Slomski. Lembrando que 15 de abril é a data-limite para submissão dos trabalhos ao Comitê Científico, Valmor acredita que pelo menos 800 estudos deverão ser encaminhados ao congresso. A divulgação dos trabalhos selecionados será dia 30 de junho. Os cinco melhores serão premiados.

Fóruns e encontros

A programação prevê ainda a realização de vários fóruns e encontros: o VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis, Fórum Nacional de Responsabilidade Socioambiental do Sistema Contábil, VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis, 3º Fórum Nacional de Entidades Sindicais da Área Contábil, I Fórum de Gestão e Controle do Terceiro Setor, 2º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, VII Fórum Brasil dos Estudantes de Ciências Contábeis, 2º Fórum Nacional dos Empresários da Área Contábil, 3º Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.

Paralelamente ao evento, haverá uma feira de negócios e oportunidades, na qual serão montados mais de cem estandes de empresas que vão expor seus produtos e serviços para os profissionais, empresários da contabilidade e estudantes. Programação, mais informações e inscrições pelo site www.congressocfc.org.br

Convidados para o lançamento

Sílvia Mara Leite Cavalcante, Coordenadora de Divulgação, e o professor Valmor Slomski, do Comitê Científico, fizeram o lançamento do congresso no Paraná