Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A partir do dia 4 de abril, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia o período de coleta das pesquisas econômicas anuais com referência às informações do ano de 2021, que compõem a Pesquisa Anual do Comércio (PAC); a Pesquisa Anual de Serviços (PAS); a Pesquisa Industrial Anual (PIA Empresa e PIA Produto); e a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC). Para o sucesso das pesquisas estruturais por empresas é primordial o apoio dos profissionais da contabilidade.

De periodicidade anual, a coleta destas pesquisas tem foco nas empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e que estão classificadas como indústria, comércio, serviços ou indústria da construção, no Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE.  No Paraná, mais de 20 mil empresas preenchem anualmente seus respectivos questionários, reportando informações que envolvem dados cadastrais, pessoas ocupadas, receitas, custos e despesas, imobilizado, estoques, dados regionalizados e produtos. Com o apoio dos profissionais de contabilidade nas pesquisas, que são obrigatórias e sigilosas, o IBGE produz informação baseada em metodologia consolidada, com processos de produção referenciados em padrões internacionais.

O objetivo é prover ao Sistema Estatístico Nacional uma série de informações relevantes para subsidiar o planejamento governamental e, com isso, também fornecer elementos para a elaboração de estudos sobre os setores de comércio, indústria, serviços e construção. Além disso, as pesquisas coletam informações necessárias ao sistema de contas nacionais, sendo essenciais para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB). Depois, a informação estatística produzida é disseminada para toda a sociedade, com rigor na imparcialidade e igualdade de acesso

A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada à qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, com a qualidade e excelência dos profissionais de contabilidade, responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE. 

Clique aqui para ter acesso à relação de empresas selecionadas para as pesquisas e o respectivo modelo de questionário a ser preenchido!  

O questionário pode ser baixado, clicando aqui

As informações sobre os funcionários que trabalham na abordagem do IBGE podem ser verificadas em www.respondendo.ibge.gov.br ("verifique a identidade do entrevistador") ou pelo telefone 0800-7218181.  

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.