Em 2024, a Câmara de Desenvolvimento Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) intensificou seus esforços para impactar todas as regiões do estado, ampliando sua atuação. A Câmara é responsável por coordenar ações de integração e aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos delegados representantes da autarquia, incluindo a mensuração da satisfação entre os profissionais da respectiva região. O grupo de trabalho também tem a competência de conduzir estudos voltados para a interiorização das atividades do CRCPR. Assim, por meio de estratégia estruturada e descentralizada, foram promovidas ações voltadas à capacitação, integração e fortalecimento da classe contábil e dos delegados representantes do CRCPR em diversas localidades.
"Nossa atuação em 2024 foi marcada pela realização de quatro encontros regionais presenciais, com a participação de 30 dos 42 delegados representantes do CRCPR. Essas reuniões presenciais têm se mostrado essenciais para fortalecer a presença do CRCPR junto às bases de profissionais, conta o vice-presidente, Danilo Alves Grani. Destaco também os excelentes resultados alcançados com o programa Por Dentro do CRCPR. Os presidentes e diretores de sindicatos e os delegados representantes do CRCPR que tiveram a oportunidade de participar foram unânimes em reportar que ficaram positivamente surpresos com o quanto puderam aprender sobre a atuação da entidade e com o volume e relevância das atividades do corpo funcional do CRCPR, que conhecendo só de longe eles jamais poderiam supor. Com base nos comentários dos participantes, podemos concluir que o objetivo do programa, de formar verdadeiros embaixadores do CRCPR junto à classe contábil do Estado do Paraná vem sendo plenamente alcançado", explicou.
"Além disso, a Câmara já iniciou os trabalhos para, em 2025, realizar ações mais integradas e focadas no aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos delegados representantes. O objetivo é criar grupos de trabalho e estudos que busquem atender de forma ainda mais eficaz aos interesses dos contabilistas, proporcionando oportunidades de capacitação, integração e desenvolvimento profissional contínuo. Essas iniciativas visam fortalecer a atuação do CRCPR, garantir que as demandas regionais sejam atendidas de forma adequada e alinhar as estratégias do Conselho com as expectativas dos profissionais contábeis em todo o estado. Ações essas que são essenciais para consolidar o CRCPR como um organismo dinâmico e sempre atento às necessidades dos contabilistas, com foco na qualidade dos serviços prestados e no desenvolvimento contínuo da classe no Paraná", acrescenta o vice-presidente, Danilo.
A realização de eventos e encontros, tanto presenciais quanto online, permitiu que os profissionais, mesmo nas regiões mais afastadas, tivessem acesso a conteúdos de qualidade e atualizações essenciais para sua atuação.
Sob a liderança do vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani, e a participação de conselheiros e vice-presidentes, foram conduzidos quatro encontros presenciais nas cidades de Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão e Londrina, que tiveram como pautas mudanças nas representações das delegacias; divulgação de eventos do CRCPR; desafios enfrentados pelas empresas contábeis quanto à falta de mão de obra qualificada; atração de estudantes para o curso de Ciências Contábeis; e novas tecnologias e aspectos da fiscalização do CRCPR.
Nestes eventos, 30 delegados representantes da entidade estiveram presentes, entre eles os representantes das cidades de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis, União da Vitória, Apucarana, Arapongas, Astorga, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Pranchita, Planalto, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Realeza; Pato Branco, Palmas, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Foz do Iguaçu, Medianeira, Cianorte, Goioerê, Umuarama, Campo Mourão e Toledo.
O Programa que traz delegados representantes e presidentes de sindicatos para reuniões imersivas na sede do CRCPR, em Curitiba, recebeu diversas edições em 2024.
"A programação é meticulosamente organizada para oferecer uma oportunidade valiosa para os profissionais conhecerem mais a fundo o trabalho desenvolvido pelo CRCPR, além de proporcionar uma visão abrangente das operações e práticas do Conselho. Este encontro foi projetado para não apenas informar, como também para engajar os delegados em um diálogo produtivo sobre como podemos continuar melhorando nossos serviços e suporte à comunidade contábil no Paraná", explicou o vice-presidente, Danilo Alves Grani.
Durante a visita, os delegados são recebidos pelos vice-presidentes da entidade, conversam com os gestores das áreas, participam de palestras e da reunião Plenária mensal da autarquia.
Reforçando a comunicação entre as lideranças e os delegados representantes, a Câmara de Desenvolvimento Regional realizou mensalmente reuniões online em que atualizava os representantes em atividades, ações e novos procedimentos da entidade. Além disso, divulgava lives e eventos no interior do Estado, para que pudessem ser enfatizados junto aos profissionais contáveis da região.
Os delegados representantes também podem utilizar o espaço para dar sugestões e trazer demandas locais.
No dia 17 de dezembro, os representantes de diversas regiões do estado participaram da última reunião mensal de 2024. No encontro virtual, o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, liderou a discussão com o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Grani, e o vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins. Também participaram o conselheiro Glicério Rampazzo e o gerente operacional Mauricio Ostrowski Junior. A reunião foi aberta pelo presidente Everson, que refletiu sobre os desafios e sucessos do ano anterior, agradecendo a dedicação dos delegados e destacando a evolução positiva do Conselho.
"Gostaria de agradecer profundamente a dedicação de cada delegado, cujo empenho foi fundamental para a evolução positiva do nosso Conselho. Juntos, continuaremos avançando e fortalecendo a representatividade da classe contábil no Paraná", enfatizou o presidente.
Durante todo o ano, delegados representantes do CRCPR em diversas regiões realizaram a entrega solene de Carteiras de de Identidade Profissional. Além de ser um documento físico de comprovação do registro ativo, a carteira também serve como documento oficial, valido em todo o território nacional. O vice-presidente de Desenvolvimento Regional explica a importância da entrega solene do documento:
"É um momento muitas vezes emocionante, em que os delegados representantes têm a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com os profissionais que estão iniciando na profissão e aproveitar para esclarecer sobre as atividades do CRCPR, os benefícios na área de Educação Continuada e os diversos programas gratuitos oferecidos para quem mantém o registro ativo e a situação financeira em dia junto à entidade, pondera Grani.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.