Em 2022, com mais de 38 mil inscrições registradas, a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou 97 eventos, presenciais e online, um aumento de 64%, em relação ao ano anterior. Assim, o CRCPR garantiu gratuitamente aos profissionais da contabilidade do estado 112 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Nos eventos online, foram contabilizadas 43 mil horas de exibição, com um total de 107 mil visualizações no ano.

A Escola Técnica CRCPR, transmitida todas as quartas-feiras na TV CRCPR, apresentou 42 palestras, com mais de 21 mil inscritos, dos quais, 98% avaliaram os eventos como bons ou ótimos. Foram abordados variados temas, tais como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), eSocial, Auditoria, Reforma Trabalhista, Prestação de Contas Eleitorais, Terceiro Setor, Contabilidade Gerencial, Ética e Compliance, Área Médica, Arbitragens Empresariais, Saúde e Segurança no Trabalho, Contabilidade Pública, FGTS Digital, Cadastro de Imóveis Rurais, DIFAL-ST e antecipação do ICMS, Controle Interno, Declaração de Imposto Territorial Rural (DITR), Avaliação de Empresas e outros. Confira a playlist completa das palestras da Escola Técnica CRCPR!

Neste ano, o CRCPR também lançou a Escola Técnica Normas Contábeis, que contou com apresentações do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e do vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin.

"A Escola Técnica CRCPR Normas Contábeis oferece cursos gratuitos focados no aperfeiçoamento do profissional da contabilidade. Estamos felizes em proporcionar mais uma forma de desenvolvimento para quem deseja se aprofundar no assunto. O CRCPR visa criar cada vez mais oportunidades para discussões técnicas, e a Escola Técnica CRCPR Normas Contábeis é uma dessas soluções", explicou Jochem. Para assistir à playlist completa, clique aqui!

Escola Técnica 2023

Em 2023, a Escola Técnica retorna no dia 18 de janeiro, às 9h, com o tema "Gestão Estratégica de Custos". A abertura será realizada pelo vice-presidente do CRCPR Michel Gulin Melhem, mediando a fala ministrada pela contadora e advogada Keren Ferreira (currículo), que é também perita contábil, mestranda em Contabilidade e Administração, formada em Financial Planning and Wealth Management no Lambton College (Canadá), com Executive MBA em Finanças.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do CRCPR.

A palestra abordará a busca de alternativas para reduzir custos e maximizar lucros, implantando uma gestão estratégica de custos, instruindo que as decisões tomadas sejam embasadas em recursos estratégicos e auxiliando na diferenciação da empresa quanto aos diversos concorrentes. O objetivo é identificar como a Gestão Estratégica de Custos pode dar suporte ao planejamento e ao controle das atividades no processo decisório e na avaliação de resultados de uma empresa comercial.

A participação vale um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença.

Novos Programas Escolas Técnicas CRCPR

Em 2023, a Escola Técnica CRCPR está completando três anos de grande sucesso e apresenta mais dois novos programas gratuitos, transmitidos pela TV CRCPR: a "Escola Técnica Básica" e a "Escola Técnica Contabilidade Pública".

A Escola Técnica Básica terá programas quinzenais e será voltada aos profissionais da contabilidade iniciantes. O tema da primeira temporada será dividido em cinco capítulos, utilizará exemplos práticos e abordará noções de constituições societárias, esclarecimentos sobre a entidade e sobre os sócios e acionistas, modelos de contratos e procedimentos de registro.

Ao se inscrever e confirmar presença, a participação em todas as aulas da temporada rende até 6 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

"O objetivo é capacitar os profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando a eles o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta será muito útil ao empresário contábil, que pode trazê-la para sua equipe, a qualquer tempo e lugar, de forma gratuita", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Já para a Escola Técnica Contabilidade Pública as palestras serão transmitidas mensalmente.

"Os profissionais da contabilidade de órgãos públicos precisam estar constantemente atualizados para atuar da maneira mais correta, transparente e produtiva possível. Esta é uma oportunidade para contribuir para que esses profissionais do Estado do Paraná estejam cada vez mais preparados", comentou o coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR, Márcio Assumpção.
"A Comissão do Contador Público trabalhará em conjunto com a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional na curadoria do conteúdo, assegurando a adequação e tempestividade dos temas a serem apresentados", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
As inscrições para esses Programas acontecerão pelo espaço Agenda e Inscrições, no site do CRCPR. Fique de olho e aproveite para aprender com o CRCPR!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.