Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Eleita dia 12 de novembro, Chapa União dos Contabilistas do Paraná apresenta propostas.

Eleita no último dia 12, com 17. 478 dos votos válidos - 88,32%, renovando dois terços do plenário do CRCPR, a Chapa União dos Contabilistas do Paraná apresenta abaixo as suas principais propostas para a gestão 2010/2011. ?É evidente que esses projetos serão implantados juntamente com outros tantos que por certo virão e que terão origem na competência, na experiência e no poder de realização de todos os componentes do novo plenário do CRCPR que assumirá em 2010 e que terá ainda o reforço dos companheiros das outras entidades contábeis, dos colegas em geral e da força de trabalho do nosso conselho, aqui me refiro ao corpo funcional, um dos mais qualificados do sistema CFC/CRCs para o nosso orgulho?, afirma o presidente o CRCPR, Paulo Caetano.

Sobre o elevado índice de aprovação, o presidente comenta: ?Quando se realiza um trabalho reconhecido pela classe contábil de todo o estado que, como conseqüência, deságua no entendimento, na união de idéias e esforços, sempre em busca do melhor para nossa profissão e para o país, uma segunda gestão frente a entidades como a nossa é extremamente benéfica e altamente produtiva, por propiciar o amadurecimento, a sedimentação, a conclusão e a operacionalização de antigos e novos projetos?.

Ele assinala que os esses dois anos em que está à frente do CRCPR têm uma avaliação excelente junto aos colegas contabilistas do estado, mas é imperativo destacar que grande parte desse tempo foi utilizada na conclusão de projetos de gestões anteriores e no aprofundamento do conhecimento sobre a própria entidade. ?Somente em uma segunda oportunidade é que, com maior autonomia e devidamente abalizados, poderemos estabelecer as metas, criar projetos, enfim, como se diz na gíria, dar a nossa cara à administração que assumimos?.

PROPOSTAS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
Os cursos, palestras, seminários, convenções e encontros deixarão de ser uma opção para o contabilista e se tornarão ferramenta de trabalho. O CRCPR bateu recordes na oferta desses eventos, disponibilizados gratuitamente ou com valores simbólicos. Nunca se destinou tantos recursos da entidade para esse fim e a intenção é intensificar cada vez mais, proporcionando ao profissional contábil e a seus colaboradores, treinamento de qualidade com a marca e a segurança do seu Conselho.

FISCALIZAÇÃO DIFERENCIADA
De tempos em tempos, a fiscalização do exercício profissional ? premissa básica dos conselhos de classe - passa por inovações e adaptações. No CRCPR, este fato é quase que diário e a fiscalização que empreendemos tem como intuito maior a proteção da sociedade contra os maus profissionais, o que, por conseqüência, valoriza sobremaneira os bons contabilistas. Nossa fiscalização é diferenciada no sentido de ser mais orientativa do que punitiva, mas sem esquecer de ser rigorosa quando necessário. Nossos inspetores fiscais são treinados, reciclados e absolutamente aptos a lidar com o poder que a legislação concede ao CRCPR, no que tange à fiscalização. Vamos intensificar os trabalhos onde há mais problemas, estatisticamente comprovados, e assim otimizar nossa força nesse quesito. A fiscalização do CRCPR é parceira do contabilista ... do bom contabilista! Esse é o nosso lema!

INTERIORIZAÇÃO DO CRCPR
Este projeto, na verdade, nem precisava ganhar um reforço, mesmo porque, desde o primeiro dia da minha gestão o CRCPR intensificou em muito a sua atuação no interior do estado. Coisa óbvia, aliás, uma vez que a entidade tem abrangência estadual. Todos os projetos que executamos sempre tiveram ramificações nas cidades do interior, a exemplo de cursos, palestras, seminários, visitas do presidente, etc. A propósito, o projeto ?FALE COM O PRESIDENTE EM SUA CIDADE? se transformou num dos maiores sucessos de nossa gestão. Foram milhares de quilômetros rodados por todo o estado, dezenas de cidades visitadas, milhares de contabilistas com os quais tivemos contato direto, muitas e muitas reivindicações ouvidas, explicações, debates, troca de idéias, sugestões e o estreitamento da amizade e das relações entre a alta direção do CRCPR e os colegas do interior do estado.

INFORMATIZAÇÃO
O CRCPR neste quesito da informatização está muito bem servido. Nosso site é um verdadeiro portal de serviços e hoje são raros os serviços em que o profissional necessite se deslocar até uma de nossas sedes ou delegacias para solucionar problemas ou solicitar documentos. Modernidade, agilidade, confiança, ousadia até, mas tudo dentro do espírito de praticidade e de oferecer conforto ao nosso contabilista. Prova disso é que até as eleições estão sendo realizadas pela internet. E vamos continuar com esse propósito; afinal, entendemos que lugar de contabilista é cuidando de seus negócios e não em filas desnecessárias.

COMISSÕES
Sempre digo em meus pronunciamentos aos colegas que o trabalho para administrar uma entidade como o CRCPR, com mais de 29.000 profissionais registrados, sendo o 5° maior do Brasil, não é coisa para um homem só. Por isso, sempre me cerquei de pessoas competentes e qualificadas em suas áreas.
As comissões do CRCPR são ferramentas de extrema importância e fazem um trabalho dinâmico, importante e altamente produtivo. Criamos várias delas, muitas mesclando conselheiros, funcionários e colegas sem vínculo algum com o CRCPR, a não ser o registro. Essas comissões produzem um trabalho maravilhoso para a classe contábil e têm um poder especial de aglutinar pessoas que praticamente não teriam oportunidade de somar esforços por uma causa comum. Cito como exemplos a Comissão de Educação Profissional Continuada, a Comissão do Jovem Contabilista, a Comissão de Assuntos Tributários, a Comissão da Mulher Contabilista, a Comissão de Integração Sindical e a Comissão do Contador Público, entre outras tantas que, digamos assim, ?por trás das cortinas?, fazem um trabalho digno de aplausos.
Desnecessário dizer que essas comissões continuarão e, cada vez mais, a ter o apoio incondicional de nossa administração e outras virão.

DÍVIDA ATIVA

Como todos sabem, é compulsório a todos os profissionais contábeis, registrados nos CRCs, o pagamento de uma anuidade. É com esses recursos, é bom que se frise, fiscalizados pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Tribunal de Contas da União, que os conselhos desenvolvem suas atividades.
Muitos colegas, por problemas diversos, não conseguem honrar esse pagamento e por força de lei federal os conselhos são obrigados a ir até as ultimas instâncias para cobrar o débito. Buscando facilitar a regularização dessas situações, o CRCPR vem editando resoluções buscando, na medida do possível, e sem causar injustiças, propiciar que os devedores regularizem sua situação junto à entidade e evitem transtornos. Esse expediente vem produzindo um resultado positivo e pretendemos, dentro da legalidade, ampliar nos próximos anos.

PATRIMÔNIO
Uma das atribuições da administração do CRCPR é zelar pelo seu patrimônio. Com mais de 63 anos de existência é obvio que nossa entidade construiu um patrimônio considerável. A sede em Curitiba ? orgulho da classe contábil brasileira, as subsedes do interior... enfim tudo isso demanda um cuidado especial e a aplicação de muitos recursos para mantê-las e para que possam funcionar a contento à disposição dos contabilistas. Este ano, promovemos uma reforma considerável na subsede de Cascavel, melhorando o auditório e parte do prédio. A subsede de Londrina carece de uma remodelação geral e isso será feito em 2010. O prédio-sede de Curitiba recebeu novas áreas e equipamentos e trocamos toda a frota dos veículos da casa ? especialmente os utilizados pelos inspetores fiscais. Investimentos em informática são constantes, sempre buscando o atendimento do profissional da contabilidade. Nos próximos dois anos a expectativa é sempre priorizar o melhor atendimento aos contabilistas e promover a valorização do patrimônio de todos nós.

ENSINO À DISTÂNCIA
Sob a bandeira do tema EDUCAÇÃO CONTINUADA = FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA, o CRCPR passou a investir recursos de monta na oferta de cursos, palestras, seminários, fóruns e demais eventos buscando sempre oferecer ao público contábil atualização permanente e de qualidade. Muito embora esse projeto seja um tanto recente, em função da demanda e da necessidade dos contabilistas em se manterem sempre atualizados, o formato de eventos presenciais já não consegue atender a toda coletividade contábil de nosso estado.
O chamando ENSINO À DISTÂNCIA já é uma realidade e veio para ficar. Essa ferramenta é muito utilizada em vários países do mundo e junto à classe contábil já tem uma aceitação plena. Eventos transmitidos pela internet ou ainda via TV para salas especiais são o que há de mais moderno e barato para tal finalidade. Com a economia de recursos em comparação com os eventos presenciais, poderemos aumentar sobremaneira a oferta de treinamento e investir ainda mais na qualidade de ensino, com professores renomados e material de primeira linha.

CRCPR NA TV
Vamos ampliar as ferramentas de comunicação do CRCPR para levar à classe contábil informações sobre as ações, iniciativas e projetos do CRCPR. Uma mídia que pode ser utilizada sem custo nenhum para a entidade e a classe é a televisiva. De pesquisas e contatos realizados previamente ficou aberta a perspectiva de ser firmado, já no início de 2010, convênio com o Grupo Uninter ? um dos que possuem essa tecnologia aliada à internet.
Se no biênio 2008/2009 o CRCPR bateu recorde de investimento nesse quesito, para 2010/2011 deveremos triplicar a oferta de eventos da educação continuada.

CRC-PREV
Os chamados ?fundos de previdência complementar? são cada vez mais populares em nosso país e a busca por um futuro mais tranqüilo é preocupação de todos nós. Grandes fundos de pensão estão abrindo suas carteiras para segmentos da sociedade organizada e é evidente que os contabilistas não poderiam ficar à margem de tudo isso.
O CRCPR vem mantendo contato com grandes empresas especializadas no assunto e já está em adiantada fase de implantação um ?Fundo Especial de Previdência Privada? para os contabilistas registrados no CRCPR ? o CRC-PREV. Tal projeto deverá ser implementado nos primeiros meses de 2010.

CRCPR E A SOCIEDADE
As entidades como o CRCPR, muito embora criadas para o registro e fiscalização, há muito se desprenderam desses limites e hoje exercem na sociedade um papel preponderante em vários setores e aqui destacamos a questão social.
Temos um poder de mobilização incrível ? hoje no Paraná são quase 29.000 ?soldados contabilistas? que invariavelmente se dizem presentes e prontos a ajudar quando a causa é justa. Isso já foi comprovado, inúmeras vezes, através dos mais diversos projetos capitaneados pelo CRCPR e por entidades co-irmãs, e aqui podemos citar o NATAL SOLIDÁRIO, o CRIANÇA FELIZ, o DECLARE CERTO, o VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (fiscalização da merenda escolar), os OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, o FUNDO DA CRIANÇA E DA ADOLESCÊNCIA, a ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E OUTROS MATERIAIS nos eventos do CRCPR.
É muito satisfatório verificar o engajamento dos colegas contabilistas em todos os municípios do Paraná quando são chamados para colaborar com esses projetos.
Evidentemente que nos próximos anos a tendência é, cada vez mais, tornar o CRCPR e seu ?exército? de 29.000 contabilistas uma frente positiva e unida a favor dos menos favorecidos de nosso país e na busca pela seriedade na gestão pública.

DELEGACIAS DO CRCPR
O CRCPR possui hoje mais de 50 delegacias regionais espalhadas por todo o Paraná. Nossos delegados são representantes natos do Conselho em suas regiões e estão sempre à disposição dos contabilistas. Vimos promovendo e isto irá continuar nos próximos anos, uma aproximação cada vez maior das delegacias com a administração central, visitando e fazendo os delegados nos visitar, participando das plenárias e reuniões específicas, opinando e ajudando na administração da casa. Aprovamos novo regulamento para as delegacias regionais, modernizando o regramento e dando espaço para novos companheiros se somarem em nossa causa. Da mesma forma acontece com os macrodelegados ? companheiros mais próximos ainda da alta direção da casa e que exercem um papel de suma importância junto aos nossos representantes do interior.

O CRCPR E AS ENTIDADES COIRMÃS
É comum se dizer que juntos já não somos tão fortes, imagine-se desunidos! Essa velha máxima se aplica muito bem às entidades contábeis e à classe em geral. Passamos por um momento de ?classe emergente? junto à sociedade e não podemos perder tempo com desentendimentos ou diferenças pessoais que nada agregam à nossa profissão.
Realizamos em 2008 e 2009, juntamente com a FECOPAR e por conseqüência com os sindicatos, uma verdadeira reunificação da classe contábil paranaense em torno das entidades contábeis.
Hoje, falamos a mesma língua, buscamos os mesmos ideais e lutamos pelas mesmas causas. O sucesso da profissão contábil acima de tudo é nossa bandeira e o próximo biênio irá consolidar a pujança das entidades contábeis paranaenses, unidas em torno do profissional contábil e em prol da sociedade.

CRCPR E O CONTABILISTA ? ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA
São mais de 29 mil cabeças com idéias diferentes! Esse é o nosso universo contábil no Paraná. É lógico que não podemos nos ?fechar em copas? e administrar o Conselho apenas com nossas idéias. Abrimos vários canais de diálogo, o que nos tem servido de fonte inesgotável de ações. A OUVIDORIA bate recordes de acesso, o ?FALE COM O PRESIDENTE EM SUA CIDADE? é sucesso absoluto, o PORTAL DE SERVIÇOS facilita a vida do profissional, e tudo isso será ampliado no futuro. O nosso PORTAL DA TRANSPARÊNCIA torna público mês a mês as contas do CRCPR, e isto nos orgulha muito, afinal somos ou não uma casa de contabilistas?

Eleitos como membros efetivos ? mandato de 01-01-2010 até 31-12-2013

Antônio Augusto Godoi de Oliveira ? Ponta Grossa
Armando Santos Lira - Curitiba
Fernando Antônio Borazo Ribeiro
Ivo Destefeni
Márcia Cristina de Almeida
Mauro Luis Moreschi ? São José dos Pinhais
Moises Antônio Bortolotto
Narciso Luiz Rastelli
Ormélia Tereza da Silva
Paulo César Caetano de Souza - Londrina
Rafael Benjamim Cargnin Filho
Carlos Augusto Bittencourt Gomes
João Gelásio Weber - Curitiba
Jovane dos Santos Borges
Mirandi José Bonissoni
Paulo Julio Coelho de Lima ? Curitiba

Para membros suplentes
Carla Cristina Louzada Dornelles Pacheco - Curitiba
Dulce Mara Nunhez
Epaminondas Brás Martins
Eurides Von Muhlen
Francisco Savi
José Reinaldo Vieira
Juvêncio Sampaio Castilha - Foz do Iguaçu
Neuza Corte de Oliveira
Paulo de Tarso Vieira Lopes
Reginaldo Rodrigues de Paula
Vera Lucia Lelis Oliveira
Aguinaldo Mocelin ? Ponta Grossa
Bento Rosa Junior
Maria Favero Rodrigues
Manoel Antônio Barbosa
Nilton Mendes Filho

Para membros efetivos ? mandato complementar de 01-01-2010 até 31-12-2011
Lauro Antunes de Oliveira
Marcos Sebastião Rigoni de Mello ? Curitiba

Para membro suplente
Casemiro Pasa