Eleições do CRCPR, este ano, serão pela internet.

Facilitando imensamente para os contabilistas e igualmente para o CRCPR, as eleições de renovação de dois terços dos conselheiros, em novembro, como só há uma chapa, serão pela internet, com economia, rapidez e segurança. A tranquilidade para votar será maior ainda levando em conta que os profissionais terão 15 dias para cumprir a sua obrigação, de 29 de outubro a 12 de novembro. Caso fosse pelo sistema tradicional, a votação seria só no dia 12, em locais e horário predeterminados.

?É a segunda vez que o CRCPR faz votação pela internet. A primeira foi em 2005?, comenta o chefe do setor de informática do CRCPR, Wilson Paulo Koteski. Segundo ele, o Conselho Federal de Contabilidade ?CFC está desenvolvendo um software que permitirá a realização de todas as eleições do sistema, mesmo com mais chapas, dessa forma. Quem sabe essa novidade já possa ser anunciada no pleito de 2011. Com base em recursos de criptografia, os programas de votação pela internet são absolutamente seguros, preservando o sigilo do voto, permitindo a emissão de comprovante e a contagem instantânea ao final da votação.
Eleições gerais pela internet no Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, afirmou recentemente que é possível imaginar que no futuro os eleitores brasileiros possam votar pela internet. "É um futuro viável, possibilitando pela internet o voto sem sair de casa", disse. Mas ele não quis fazer previsões sobre quando essa modalidade de voto estará disponível para os eleitores. Por enquanto, mantém-se o sistema de urnas eletrônicas.

Chapa União dos Contabilistas

A eleição, de 29 de outubro a 12 de novembro, renovará dois terços dos conselheiros do CRCPR. Estão inscritos entre candidatos a conselheiros efetivos e suplentes 35 profissionais, sendo que três pleiteiam mandato complementar de um terço.

?É uma chapa de consenso, fruto de um intenso trabalho de união das entidades, realizado nos últimos dois anos pelo presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná, Divanzir Chiminacio, e por mim, no CRCPR?, afirma o presidente do Conselho, Paulo Caetano, que encabeça o grupo de candidatos.

Entre outras iniciativas do Conselho, nesse sentido, podem ser citados o Programa Fale com o Presidente em sua Cidade, que já visitou dezenas de delegacias desde junho de 2008, fortalecendo os laços do CRC com os profissionais; a expansão do Programa de Educação Continuada, que vem levando cursos de atualização a mais de 50 cidades do Estado; e a ênfase da fiscalização antes preocupada com a orientação e a prevenção do que com a punição. ?Em todas as nossas iniciativas e projetos, nesse tempo em que estou na direção do Conselho fez muita diferença que eu tenha podido contar com o apoio das entidades coirmãs, os sindicatos, as associações e a federação dos contabilistas?, sublinha o presidente do CRCPR. ?Procurei sempre trabalhar em parceria, aliança, de forma aberta e participativa. Espero assim continuar contando com a confiança de todos os colegas contabilistas?, finaliza.

Não foi diferente a trajetória do presidente da federação, Divanzir Chiminacio. ?Repito o que venho dizendo desde que assumi a Fecopar: precisamos fortalecer as nossas entidades para transformá-las em instrumentos capazes de enfrentar os desafios que se apresentam à nossa classe e ainda de colaborar na construção de um Brasil melhor?.

Segundo Divanzir, os maiores avanços da classe contábil brasileira ocorreram quando houve união. Na realidade, ?foi somente a partir da soma de forças daqueles que comungavam os mesmos ideais que a profissão contábil passou a ser valorizada e respeitada no país?. E em matéria de união, os contabilistas paranaenses têm sido um exemplo para os demais estados, realizando grandes eventos como os Jogos dos Contabilistas do Paraná, que serviu de inspiração ao Jocobras, Jogos dos Contabilistas Brasileiros. ?Fico muito feliz de ver que o espírito de classe volta a reinar em nosso meio; que a classe contábil paranaense volta a falar a mesma língua, seguir a mesma trilha?, conclui.

Veja aqui na íntegra a composição da chapa.