Até às 12h30, do dia 13 de novembro, mais de 150 mil profissionais da contabilidade já participaram da votação das Eleições 2023 dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Ao todo, cerca de 375 mil contadores e técnicos em contabilidade estão aptos a participar do pleito, que vai renovar um terço do Plenário de cada CRC. No Paraná, dos 25 mil habilitados para o voto, mais da metade (12.920) já haviam votado até às 12h30. O processo eleitoral está aberto desde às 8h da manhã desta segunda-feira (13) e será finalizado hoje, às 20h. Todas as atividades acompanham o horário oficial de Brasília.

A votação acontece no formato online e é possível votar utilizando o seu certificado digital do tipo e-CPF. Neste caso, os profissionais devem utilizar a senha do próprio e-CPF, não sendo necessário realizar a troca da senha provisória pela definitiva. Quem não for votar com o certificado digital, deve ter registrado sua senha definitiva.

O CFC lembra que o voto é secreto, direto e obrigatório, gerando multa para aqueles que não participarem do pleito sem causa justificada. Para os eleitores que tiverem dificuldades com o sistema do pleito, está disponível, por todo esse período (das 8h às 20h – horário de Brasília), um serviço de Suporte Técnico por meio de chat e de telefone – (61) 3968 9541. A finalidade da utilidade é apoiar os eleitores e aqueles que enfrentem alguma dificuldade técnica ao votar. Uma dessas ferramentas está disponível no canto inferior direito da página oficial das eleições, com o nome “Atendimento ao eleitor”.

As perguntas frequentes sobre o processo eleitoral, os tutoriais, os documentos que amparam a votação nos CRCs, as chapas inscritas, assim como o calendário do processo eleitoral estão disponíveis no site oficial das eleições.

Confira levantamento sobre a participação dos profissionais da Contabilidade, por Regional, às 12h30 (horário de Brasília), realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC):