Eleições CRCs 2017: votação é obrigatória e será nos próximos dias 21 e 22 de novembro

As eleições dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todo o Brasil acontecem a cada dois anos e renovarão, em 2017, dois terços dos plenários, formados por 27 conselheiros efetivos, contando cada um com um suplente. A votação terá início às 8 horas do dia 21 de novembro e se encerrará às 18 horas do dia 22 de novembro (hora de Brasília), unicamente por meio da internet, no site www.eleicaocrc.org.br. O endereço eletrônico já é válido e nele também estão disponíveis os regulamentos, calendário eleitoral, texto contendo perguntas e respostas, além de web chat, para que o eleitor possa tirar suas dúvidas online. Informações podem ser igualmente obtidas pela central de atendimento telefônico (61-3799-2613), disponibilizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para atendimento a profissionais da contabilidade de todo o território nacional.

O voto é obrigatório para todos os contadores e técnicos em contabilidade com registro definitivo, com idade até 70 anos nas datas de votação. Para profissionais com idade igual ou superior a 70 anos, o voto é facultativo. Para votar, o profissional deve estar com situação regular junto ao CRC de sua jurisdição. Aqueles que não votarem terão, a partir do encerramento da eleição, 30 dias consecutivos para apresentar suas justificativas, para deliberação pelas comissões eleitorais de cada CRC. Assim como o voto, as justificativas serão feitas eletronicamente, e quem não votar e não justificar a ausência estará sujeito à aplicação de multa.

O Conselho Federal de Contabilidade emitiu, a partir do dia 2 de outubro, senha provisória endereçada aos profissionais com registro ativo. Para votar, é necessário acessar o portal das eleições e, usando a senha provisória, criar uma senha personalizada. Se o profissional não recebeu a correspondência com as instruções para alteração da senha, é possível obter ou recuperar a senha provisória acessando o site das eleições, que contém todas as instruções acerca do processo eleitoral nos CRCs.