WhatsApp Image 2019-11-13 at 09.41.58.jpegAs eleições do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para renovação de 1/3 do plenário acontecerão na próxima semana, nos dias 19 e 20 de novembro. Desde 2009, a eleição para escolha de conselheiros dos CRCs é feita eletronicamente com senha individual em site específico (www.eleicaocrc.com.br). O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já realizou o envio da carta com a senha provisória, por meio dos Correios, a todos os profissionais registrados. Até o dia 18 de novembro, após o recebimento da correspondência, o profissional deve acessar o site das eleições e fazer a alteração da senha, já que o sistema não aceita votação com a senha provisória, que garante a segurança do processo.

Caso seu endereço esteja desatualizado junto ao CRCPR e não tenha recebido a carta-senha, o profissional deve solicitar uma nova senha provisória diretamente no sistema da eleição, clicando no ícone "Nova Senha".

A votação acontece a cada dois anos e neste ano estará disponível, de acordo com o horário de Brasília (DF), das 8 horas do dia 19 de novembro até as 18 horas do dia 20 de novembro.

Justificativa de ausência

A votação é obrigatória a todos os profissionais da contabilidade registrados, conforme a Resolução do CFC n.º 1.571/2019, que estabelece, no seu Art. 1º, que “ao contador ou ao técnico em contabilidade que deixar de votar nas eleições dos Conselhos Regionais, sem causa justificada, será aplicada a pena de multa no valor correspondente a 20% (vinte por cento) da anuidade do técnico em contabilidade em vigor no exercício da realização da eleição”. Quem não votar, terá o prazo de 30 dias, contado do primeiro dia útil seguinte ao término da eleição, para apresentar a justificativa de falta no sistema de votação.

Segundo a Resolução, serão dispensados de apresentar justificativa apenas quem estiver em débito com o CRC e os profissionais com 70 anos de idade ou mais na data da eleição.

WhatsApp Image 2019-11-13 at 09.41.59.jpeg