Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Edição 172 da Revista do CRCPR traz 5 novos artigos






Publicada no endereço eletrônico revista.crcpr.org.br, a edição 172 – 2º Quadrimestre de 2016 da Revista do CRCPR, traz cinco novos artigos:

:: Mapeamento de publicações científicas sobre a pesquisa contábil em auditoria nos periódicos nacionais: uma adaptação do processo Proknow-c na seleção de um portfólio bibliográfico e análise bibliométrica, de Maristela Gomes, Lílian Perobon Mazzer e Luana Cristina Knoff;

:: Fatores determinantes para o (in)sucesso do Activity-Based Costing (ABC): Um Estudo de Caso na FIEMA, de Anderson Fontinele de Souza;

:: Gestão estratégica de custos: estudo de caso em empresa espanhola com empreendimento no Brasil, de Francy Meyre Moreira Gomes, Simone Cristina Oliveira do Nascimento;

:: Informações Contábeis para Cumprir com Obrigações Acessórias Tributárias nos Setores Organizacionais, de Rodrigo José Schrainer e Elza Terezinha Cordeiro Müller; e

:: Teoria das restrições aplicada à gestão de processo: um estudo de caso em uma construtora, de Ângela Maria Costa de Souza e Carlos Eduardo de Carvalho Bacelar Nunes.

Em seu editorial, tomando por base dados do Nature Index 2015, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, ressalta que o Brasil é o País que mais realiza pesquisa científica, na América Latina, e o 23º no ranking global. O relatório traz a produção e publicação de artigos científicos originais do ano passado, nas áreas de química, ciências da vida, terra e ambiente e ciências físicas.

Não significa, todavia, que temos um volume de pesquisa de qualidade que resulta em avanços concretos em teorias e tecnologias – o que podemos avaliar por não termos pesquisadores de destaque mundial, como, por exemplo, nenhum prêmio Nobel, não somente em física e química como também em medicina, literatura, economia e em esforços pela paz – as demais áreas do prêmio -, enquanto quase mil pessoas já foram contempladas, desde sua instituição - mais de 350 somente nos EUA e 120 no Reino Unido. Os maiores ganhadores do Nobel são efetivamente os países que investem mais em educação de um modo geral e em pesquisa de forma particular.

Na área da contabilidade também verificamos que a produção científica aumentou muito, nas últimas décadas, com a expansão dos cursos de Ciências Contábeis, em todo o País, nos níveis de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de eventos – congressos e convenções – nos quais há apresentação de estudos técnicos. Hoje já temos 11 cursos de doutorado e 26 de mestrado – uma evolução que abrange cerca de 20 anos apenas. Somente no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza, serão apresentados 140 trabalhos técnicos e um total de 526 foram inscritos em todas as edições do CBC – evento que mais incentiva a pesquisa na área contábil.

Esta edição da Revista do CRCPR, a propósito, dedica um estudo a esse assunto, embora restrito à auditoria: o artigo “Mapeamento de publicações científicas sobre a pesquisa contábil em auditoria nos periódicos nacionais: uma adaptação do processo Proknow-c na seleção de um portfólio bibliográfico e análise bibliométrica”, de Maristela da Silva Gomes, Lílian Perobon Mazzer e Luana Cristina Knoff.