Dúvidas do IRPF- 2013: tema de palestra no CRCPR

O assistente técnico e supervisor do programa do imposto de renda da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo, ministrou palestra, nessa quarta-feira, no auditório do CRCPR, para contribuintes e profissionais da contabilidade interessados em esclarecer dúvidas sobre o programa de Declaração de Renda Pessoa Física-2013. Disponibilizado pela Receita Federal na internet, o programa vem sendo utilizado por todos os brasileiros obrigados a prestar contas ao Leão. O prazo para enviar a declaração pelo site da Receita Federal começou dia 1º de março e vai até 30 de abril.

A declaração desse ano apresenta algumas novidades, entre elas, as alterações nos registros do RRA, o novo layout do programa auxiliar da atividade rural, as novas linhas de registro de rendimentos isentos, entre outros assuntos abordados pelo palestrante. Ele comentou também sobre quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2013, o uso certificado digital na transmissão da declaração.

Luiz Omar Setúbal Gabardo é auditor da Receita Federal e supervisor do programa do imposto de renda na Delegacia da Receita em Curitiba.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná em parceria com a Receita Federal e o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista – IPMCont.

Destinação ao FIA

Os contribuintes com imposto a pagar têm uma boa oportunidade, agora que está sendo preenchida a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, de destinar parte do imposto devido aos fundos da criança e do adolescente. Na verdade, as pessoas físicas já tiveram a chance de destinar até 6% do imposto a pagar, aos fundos, no período de 01/01/2012 a 31/12/2012. Quem não o fez, agora só pode destinar até 3% até 30 de abril. A cartilha “O rei da selva virou o rei da cidadania” traz mais informações sobre a questão. O texto está disponível para consulta ou download no site do CRCPR (www.crcpr.org.br).

A palestra, no auditório do CRCPR, foi assistida por contribuintes interessados em tirar dúvidas sobre o IRPF.