Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Doze contabilistas continuam na disputa pela vaga no TCE-PR


Encerrada ontem, 10, a fase de sabatinas dos candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), 12 concorrentes – dos 40 que permanecem na disputa pela vaga – são profissionais da contabilidade. Analisados os pedidos de impugnação pela Comissão Especial que coordena o processo na Assembleia Legislativa (ALEP) e concluído o relatório final do processo – o que deve ocorrer até esta sexta-feira, 12, a expectativa é que os 54 deputados da Casa elejam o novo conselheiro em sessão plenária da próxima quarta, 17, segundo informou a Assessoria de Comunicação da ALEP. A data ainda não está confirmada.


imagem

À esq. deputado Wilson Quinteiro, relator da Comissão Especial, e à dir. deputado Elio Rusch, presidente. (Nani Gois/ALEP)






Embora reconheça a legalidade do processo de escolha, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) defende, há anos, mudanças na forma de escolha dos conselheiros dos tribunais de contas, como a seleção por concurso público e a formação superior em contabilidade como pré-requisito à candidatura. “A função de conselheiro requer competência técnica. Ela exige conhecimento específico e preparo para a correta interpretação de informações financeiras e patrimoniais dos órgãos públicos, como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal e as recentes Normas Brasileiras de Contabilidade. Qual outra graduação prepararia profissionais tão bem para tal ofício senão as Ciências Contábeis?”, indaga a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta.


imagem

Sabatinas foram realizadas na Sala das Comissões da ALEP, em Curitiba. (Nani Gois/ALEP)





O voto secreto, para ela, é outro empecilho à transparência do processo, que facilitaria escolhas influenciadas puramente por razões políticas, em detrimento de critérios técnicos de avaliação, já que é permitida a candidatura de parlamentares para o cargo – nesta eleição, dois deputados são candidatos, Fábio Camargo e Plauto Miró. “É no mínimo incoerente, embora essa prática tenha amparo legal, que um deputado eleja outro deputado para julgar suas contas. Sem independência política não há isenção. Se a votação fosse aberta, ao menos teríamos conhecimento a respeito de como se posicionam os parlamentares. É verdade que essa sistemática está definida na Constituição e é uma pauta a ser incluída na reforma da Carta, mas os deputados paranaenses já podem antecipar o desejo da sociedade, fazendo a coisa certa”.





imagem
Candidato Luiz Guilhermino Rorato, técnico em contabilidade. (Sandro Nascimento/ALEP)





imagem
Sabatina de Beatriz Saek Pepes Athanásio, contadora e bacharel em Direito. (Sandro Nascimento/ALEP)



As sabatinas aconteceram de segunda a quarta-feira desta semana, em sessões abertas ao público, na Sala das Comissões da ALEP. Os candidatos foram entrevistados pelos deputados Elio Rusch (DEM), Wilson Quinteiro (PSB), Cantora Mara Lima (PSDB), Gilberto Martin (PMDB) e Tadeu Veneri (PT). A todos os sabatinados foi concedida a oportunidade de se apresentar em Plenário, para os demais deputados. Eles poderão fazer uso da tribuna até a próxima segunda, 15.





imagem
Candidato Antonio Gonçalves de Oliveira, contador e professor universitário. (Nani Gois/ALEP)





imagem
Candidato Jorge L. Zuch, servidor municipal de Cascavel, fiscal tributário, técnico contábil e professor universitário. (Sandro Nascimento/ALEP)



Confira quem são os 12 contabilistas que podem se tornar o novo conselheiro ou conselheira do TCE-PR:

1. Alexandre Antonio dos Santos, contador, analista de controle do TCE.

2. Antonio Gonçalves de Oliveira, contabilista, professor e servidor público federal.

3. Antonio Spolador Júnior, contador, auditor fiscal e advogado.

4. Beatriz Saek Pepes Athanásio, bacharel em Direito e Contabilidade.

5. Henderson Flávio Raimundo, contador e servidor público, controlador interno da Prefeitura de Pontal do Paraná.

6. Jorge Luiz Zuch, servidor municipal de Cascavel, fiscal tributário, técnico contábil e professor universitário.






imagem
Candidato Paulo Roberto Drabik, contador e técnico em segurança do trabalho. (ALEP)





imagem
Prescila Alves Pereira Francioli, contabilista, professora, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão. (Sandro Nascimento/ALEP)



7. Luiz Guilhermino Rorato, administrador, técnico em contabilidade, especialista em Direito Contábil e Administrativo.

8. Paulo Roberto Drabik, contador e técnico em segurança do trabalho.

9. Prescila Alves Pereira Francioli, contabilista, professora, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão.




10. Rubens Hering, economista e contabilista, com atuação no setor de seguros e previdência social e ex-ouvidor do Paraná Previdência.

11. Sérgio Luiz Libel, contabilista e professor.

12. Sílvia Kasmirski, funcionária do TCE, especialista em contabilidade pública e perita contábil.

Além deles, está na disputa Francisco de Assis Inocêncio, economista, professor e especialista em contabilidade gerencial e auditoria.


imagem

Candidata Sílvia Kasmirski, funcionária do TCE, especialista em contabilidade pública e perita contábil. (Sandro Nascimento/ALEP)