Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Doe sangue no mês do profissional da contabilidade

Para marcar o mês em que é comemorado o Dia do Contabilista – 25 de abril - o CRCPR lançou campanha de solidariedade que orienta os profissionais da contabilidade a doar sangue. Os hospitais do estado têm uma grande carência do material para reposição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para atender as emergências e outros procedimentos, um país necessita de pelo menos 3% de doadores fiéis da sua população. Doar sangue, porém, normalmente é uma ação só atendida nos casos em que se tem um familiar ou amigo necessitando. Poucas pessoas a fazem com regularidade. Lamentavelmente, ainda existem preconceitos e tabus em torno do ato. Não é verdade que acarreta qualquer tipo de risco (todo o material é descartável), como não tem fundamento que afine, engrosse o sangue, engorde, emagreça ou vicie o doador. Mesmo o volume de sangue, feita a retirada, volta ao normal em pouco tempo.

“Esse é um gesto que pode salvar muitas vidas”, argumenta o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, contador Armando Lira, incentivando os colegas a abraçar a iniciativa, procurando um hemocentro ou hospital, em sua cidade, e fazer a doação até o final do mês.

“No mês do contabilista tome uma atitude que gera sempre um saldo positivo para milhares de vidas” é o apelo da campanha que, além de contar com o gesto dos profissionais – são mais de 30 mil contabilistas registrados no Paraná -, espera estimular a adesão de funcionários de escritórios, clientes e familiares dos contabilistas. “Esse é um mês em que estamos bastante concentrados nas declarações de imposto de renda pessoa física, mas não custa dedicar um tempinho a uma grande causa”, ressalta Armando.


Exigências para doar

Antes de se candidatar a doador, é importante saber se preenche as exigências. Homem ou mulher, é preciso atender a algumas condições básicas:

:: Estar bem de saúde;
:: Estar alimentado;
:: Peso igual ou superior a 50kg;
:: Idade entre 16 e 65 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis);
:: Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
:: Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
:: Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
:: Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”
:: Não ser portador de epilepsia;
:: Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
:: Não ter diabetes;
:: Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis.

Acesse no link a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar (http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=155) ou das Santas Casas (http://www.femipa.org.br/institucional/) ou procure o hemocentro mais próximo.