DOAR é lançado em Curitiba e Lucélia Lecheta fala sobre o programa na RPC TV

Assegurar a transparência na gestão dos recursos públicos e incentivar a participação dos cidadãos no controle da execução do orçamento público estão entre os objetivos do programa Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR), lançado em Curitiba nesta quarta-feira, 12, na sede do CRCPR.

Confira a entrevista concedida pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, ao Bom Dia Paraná, da RPC TV: clique aqui

Lançamento do DOAR no auditório Boleslau Sliviany, no CRCPR.

Por meio de palestras gratuitas, o DOAR dissemina informações ligadas tanto à prestação de contas de entidades do terceiro setor – que segue regras diferentes das praticadas pela iniciativa privada, como às formas de controle social das contas públicas e a gestão consciente do orçamento familiar.

Participantes receberam livros sobre as temáticas centrais do DOAR.

Kit com livros, bloco de anotações e folder do PVCC, entregue aos participantes.

O programa é fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) e tem o apoio dos CRCs.

Para a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o grande desafio do DOAR consiste “na multiplicação dos conhecimentos adquiridos pelos participantes junto a suas redes de relacionamento: comunidades, empresas e amigos”.

Capacitação e prática

Para os contabilistas, o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) pode ser um caminho para a concretização desse propósito. Tema da palestra de abertura do evento, intitulada “Voluntários da Classe Contábil Brasileira”, proferida por Maurício Gilberto Cândido, coordenador da Comissão Estadual do PVCC no Paraná e membro do comitê gestor do programa no CFC, o PVCC já soma mais de 200 inscritos no Paraná.

Maurício Cândido fala sobre o PVCC na palestra de abertura.

A prestação de contas das entidades do terceiro setor foi o foco da palestra ministrada pelo contador Nélio Elias, vice-presidente de controle interno do CRCPA.

Público acompanha a palestra sobre orçamento familiar e controle social, ministrada pela contadora Adriana Vasconcelos.

Palestra “As Fundações e Entidades de Interesse Social: aspectos contábeis e jurídicos”, com o presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social, Leo Charles Henri Bossard II.

Lucélia Lecheta, Luiz Carlos Souza e Gerson Macedo.

Lideranças contábeis prestigiam o evento
O lançamento do DOAR em Curitiba foi conduzido pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo. Lucélia Lecheta e o conselheiro do CFC Luiz Carlos de Souza, representando o presidente Juarez D. Carneiro, abriram os trabalhos do dia enfatizando a importância do tema para a classe.

Na plateia, marcaram presença os vice-presidentes do CRCPR Marcos Rigoni de Mello (Administração) e Armando Lira (Relações Sociais), o diretor operacional Hugo Catossi, os conselheiros Narciso Doro, presidente do Sicontiba, e Carla Pacheco, que preside o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), o contador Décio Vicente Galdino Cardin, membro da Comissão do Contador Público do CRCPR, Moacir Carlos Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, e Bárbara Bespalhok, assessora jurídica do Centro de Apoio das Promotorias das Fundações e do Terceiro Setor do Ministério Público do Paraná, representando a procuradora Terezinha de Jesus Signori.