O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e a Fundação de Ação Social (FAS) promoveram no dia 14/4, o evento DOA CURITIBA!, mais uma ação de incentivo a destinação de imposto de renda devido por pessoas físicas a projetos sociais que beneficiam a comunidade local.
Ao longo do dia, participaram de revezamento para atender à população e à imprensa: profissionais contábeis voluntários, inspetores fiscais do CRCPR, funcionários da FAS, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes de diversas entidades habilitadas a receber recursos dos fundos da infância e da adolescência (FIA) e da pessoa idosa (FMPI).
Durante o plantão, foram esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 e sobre como destinar até 6% do IR devido para o Fundos Municipais da Infância e da Adolescência (FIA) e Fundos Municipais da Pessoa Idosa (FMPI). Foi reforçada a informação de que, além de permitir a quem declara no modelo completo destinar até 3% do imposto devido ao FIA, o programa do Imposto de Renda traz a opção de destinar até outros 3% para o FMPI, respeitando o limite total de 6% que podem ser destinados ao longo do ano.
“Este trabalho que fazemos é de fundamental importância para que parte do imposto que pagamos seja revertido diretamente para o benefício da nossa comunidade”, reforça o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, Francisco Savi. "Segundo dados da Receita Federal, em média apenas 5% do potencial de destinação são efetivados pelos contribuintes paranaenses. A maioria das destinações acontece quando o contribuinte preenche a declaração, pois ao longo do ano fica mais difícil estimar o montante de imposto a pagar ou se é mais vantajoso declarar no modelo simplificado ou completo", esclarece.