Profissionais da contabilidade e diversos representantes de entidades de Curitiba farão plantão na Rua Voluntários da Pátria (esquina com Praça Osório), região central da capital paranaense, no próximo dia 10 de abril, quinta-feira, das 9 às 16h, para orientar a população sobre como utilizar a declaração do imposto de renda para ajudar projetos assistenciais da comunidade local. Durante o já tradicional DOA CURITIBA!, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), os voluntários orientarão os contribuintes que prestam contas à Receita Federal utilizando o modelo completo sobre como destinar até 6% do imposto de renda devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) e o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI).
"Reforçaremos a informação de que, além de permitir a quem declara no modelo completo destinar até 3% do imposto devido aos Fundo da Municipal da Criança e Adolescente (FMCA), o programa do Imposto de Renda traz a opção de destinar até outros 3% para os Fundos Municipais da Pessoa Idosa (FMPI), respeitando o limite total de 6% que podem ser destinados ao longo do ano", esclarece o conselheiro do CRCPR, Narciso Dóro Júnior.
Com o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB), do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap -PR) e da Rede do Terceiro Setor de Curitiba, entidades sensibilizarão a população sobre o quanto esse ato cidadão e solidário pode ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade na região.
“Este trabalho que fazemos é de fundamental importância para que parte do imposto que pagamos seja revertido diretamente para o benefício da nossa sociedade”, reforça o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, Fernando Borazo.
Há alguns anos, o CRCPR Voluntário se empenha em divulgar as possibilidades de destinação do IR para fundos municipais. Curitiba é uma das cidades que mais destina IR no país. De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), em 2022, o município é o que mais arrecada para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA). Em 2021, Curitiba recebeu 4.781 destinações, chegando a mais de R$ 6 milhões arrecadados. Além disso, naquele ano, a capital paranaense também foi o município que mais arrecadou para o Fundo do Idoso, chegando a R$ 1,8 milhão.
Porém, segundo ainda a RFB, apesar do Paraná ser um dos estados com mais destinações sociais do IR, a região explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações.
Data: 10 de abril
Horário: 9h às 16h
Local: Rua Voluntários da Pátria, na esquina com Praça Osório, próximo à Boca Maldita, em Curitiba
Realização: CRCPR, Rede do Terceiro Setor de Curitiba, Prefeitura de Curitiba,RFB, IPMCONT, Fecopar e Sescap- PR
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.