O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e a Fundação de Ação Social (FAS) promovem no dia 14/4, o evento DOA CURITIBA!, mais uma ação de incentivo a destinação de imposto de renda devido por pessoas físicas a projetos sociais que beneficiam a comunidade local. A mobilização, que ocorre sempre na Boca Maldita, no centro da capital paranaense, acontecerá das 9h às 16h, nas proximidades da Praça Osório.

Ao longo do dia, participarão de revezamento para atender à população e à imprensa: profissionais contábeis voluntários, inspetores fiscais do CRCPR, funcionários da FAS, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes de diversas entidades habilitadas a receber recursos dos fundos da infância e da adolescência (FIA) e da pessoa idosa (FMPI). Durante o plantão, serão esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 e sobre como destinar até 6% do IR devido para o FIA e FMPI.

"Reforçaremos a informação de que, além de permitir a quem declara no modelo completo destinar até 3% do imposto devido aos Fundos Municipais da Infância e da Adolescência (FIA), o programa do Imposto de Renda traz a opção de destinar até outros 3% para os Fundos Municipais da Pessoa Idosa (FMPI), respeitando o limite total de 6% que podem ser destinados ao longo do ano", esclarece o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior

A ação tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, Receita Federal, SESCAP-PR, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), FAS, Comtiba e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba).

“Este trabalho que fazemos é de fundamental importância para que parte do imposto que pagamos seja revertido diretamente para o benefício da nossa comunidade”, reforça o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, Francisco Savi. "Segundo dados da Receita Federal, em média apenas 5% do potencial de destinação são efetivados pelos contribuintes paranaenses. A maioria das destinações acontece quando o contribuinte preenche a declaração, pois ao longo do ano fica mais difícil estimar o montante de imposto a pagar ou se é mais vantajoso declarar no modelo simplificado ou completo", esclarece.

Serviço DOA CURITIBA!

Ação de conscientização sobre a destinação de até 6% do IRPF devido a projetos sociais locais

Data: 14 de abril

Horário: das 9h às 16h

Local: proximidades da Praça Osório, no calçadão da Rua XV de Novembro, Boca Maldita, centro histórico de Curitiba

Realização: CRCPR, Rede do Terceiro Setor de Curitiba, FAS, Comtiba, Prefeitura de Curitiba, Receita Federal, SESCAP-PR, IPMCont, Sicontiba e Fecopar.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.