Da esq. p/ dir. Carlos A. J. de Camargo, Julio Morona, Narciso Dóro Jr, Antônio Jordão da Silva Jr e Francisco Savi

No dia 26 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e a Fundação de Ação Social (FAS) promoveram o tradicional evento DOA CURITIBA!, mais uma ação de incentivo a destinação de Imposto de Renda devido por pessoas físicas a projetos sociais que beneficiam a comunidade local. A mobilização ocorreu na Boca Maldita, no centro da capital paranaense, nas proximidades da Praça Osório.

Representando o CRCPR, participaram na parte da manhã os conselheiros Francisco Savi, Narciso Dóro Júnior e Julio Morona, e os inspetores fiscais Carlos Alberto Jungles de Camargo (pela manhã) e Gilberto Quadros (à tarde). Também estiveram presentes o analista tributário da Receita Federal do Brasil, Antônio Jordão da Silva Junior, e o secretário do Planejamento do Estado do Paraná, Guto Silva.

A ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e, ao longo do dia, participaram de revezamento para atender à população e à imprensa: profissionais contábeis voluntários, funcionários do CRCPR, da FAS, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes de diversas entidades habilitadas a receber recursos dos fundos da infância e da adolescência (FIA) e da pessoa idosa (FMPI). Durante o plantão, foram esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 e sobre como destinar o IR devido para o FIA e FMPI.

“Este trabalho que fazemos é de fundamental importância para que parte do imposto que pagamos seja revertido diretamente para o benefício da nossa comunidade”, reforça o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, Fernando Borazo. "Segundo dados da Receita Federal, em média apenas 5% do potencial de destinação são efetivados pelos contribuintes paranaenses e este é o melhor momento para relembrarmos essa oportunidade, já que a maioria das destinações acontece quando o contribuinte preenche a declaração", esclarece.
Da esq. p/ dir.: Antônio Jordão da Silva Jr, Carlos A. J. de Camargo e Julio Morona

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.