Na Boca Maldita, região central da capital paranaense, a sexta-feira, 29/4, foi dia de conscientizar contribuintes que entregam declaração de imposto de renda no modelo completo a fazerem o bem usando parte do imposto devido para ajudar crianças, adolescentes e idosos. A ação DOA CURITIBA!, realização conjunta do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Fundação de Ação Social (FAS) e entidades que integram a Rede do Terceiro Setor de Curitiba, teve início às 10h30 e contou com voluntários e funcionários das instituições organizadoras para prestar orientações à população sobre como fazer a destinação do imposto de renda dentro do próprio programa da Receita Federal.

Na abertura do atendimento ao público, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Júnior, recepcionaram as autoridades que marcaram presença na tenda disponibilizada pela Prefeitura. O primeiro a chegar foi o delegado da Receita Federal do Brasil em Curitiba, Marcus Vinicius Rinaldi, demonstrando o compromisso da instituição com o programa que permite, no ato do preenchimento da declaração de ajuste anual do imposto de renda, a destinação, em âmbito federal, estatual ou municipal, de até 6% do imposto devido para Fundos da Infância e da Adolescência e para Fundos do Idoso, com um teto de 3% para cada modalidade, a critério do contribuinte.

"Destinar imposto de renda devido é uma maneira inteligente de fazer com o que os tributos que pagamos revertam em benefícios diretos para as comunidades em que vivemos. Por que deixar todo o imposto que a gente paga ir direto para os cofres do governo federal, se temos a possibilidade de ajudar projetos que beneficiam as pessoas do nosso convívio?" questionou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "E como contadores, temos um importante papel a cumprir na conscientização de nossos clientes quanto à importância desse gesto", afirmou.

"Durante esses dois anos de pandemia, devido às necessárias medidas de isolamento social, mas também à diminuição da renda da população em geral, as receitas das entidades assistenciais sofreram redução significativa, dificultando o atendimento das pessoas mais carentes. A destinação de imposto de renda para essas entidades é essencial para que continuem prestando atendimento às crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade", ponderou o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou a importância da solidariedade dos contribuintes para a arrecadação de recursos que ajudam a bancar projetos sociais, que oferecem serviços principalmente nas áreas da assistência social, educação, saúde e esporte.

“A destinação do Imposto de Renda não tem custo para o contribuinte e é 100% investida em projetos desenvolvidos no município”, disse.

Já o conselheiro do CRCPR que coordena a Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, destacou que a promoção da cidadania fiscal é um dos pilares do Programa, no qual se enquadra a ação Doa Curitiba!

"Já virou tradição: todos os anos, nesta época, o CRCPR incentiva profissionais da contabilidade a conscientizarem seus clientes a fazer a destinação do imposto na declaração. Fazemos campanhas de comunicação, ações presenciais, como esta, damos entrevistas, tudo o que estiver ao nosso alcance para alimentar essa corrente do bem", enfatizou.

Fundos municipais

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança (Comtiba), Lidiane Bonamigo, e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), José Araújo da Silva, fizeram questão de marcar presença, para esclarecer à população que ao escolher, na declaração, destinar recursos para os fundos municiais da Criança e o Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMPI), o contribuinte está ajudando a financiar projetos que são aprovados e fiscalizados pelos conselhos municipais de direitos - órgãos colegiados, formados por representantes da sociedade civil eleitos pela população e do governo municipal.

Segundo a FAS, em 2021, foram destinados ao FMCA R$ 5.674.901,46, que beneficiaram 36 instituições. O valor é 125% maior do que o registrado em 2018 (R$ 2.512.094,31). Desde 2020, a Receita Federal passou a permitir que o contribuinte destinasse até mais 3% do imposto devido para Fundos do Idoso. Com isso, nos últimos dois anos, o aporte de recursos do IR para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa registrou aumento de 61%, saltando de R$ 844.891,33 para R$ 1.366.633,96 em 2021, que beneficiaram seis instituições de atendimento ao idoso.

Também marcaram presença na tenda da Boca Maldita a vereadora e conselheira do CRCPR, Indiara Barbosa, o coordenador da Comissão do Terceiro Setor e vice-presidente do SESCAP-PR, Nelson Zafra, a delegada representante do CRCPR em Colombo, Kelly Menegari, além de representantes das entidades APACN, Amigos do HC, Hospital Pequeno Príncipe e Pequeno Cotolengo, e de funcionários do CRCPR, FAS e prefeitura de Curitiba.

Com informações da FAS

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.