O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, nesta segunda-feira, o resultado do Exame de Suficiência, voltado para bacharéis em contabilidade que pretendem obter o registro na categoria. Com aproximadamente 49 mil inscritos e 43.864 presentes, o primeiro exame de 2018 teve índice de aprovação de 30,16%. O resultado, publicado no Diário Oficial da União de hoje, Seção 3, páginas 128 a 156, pode ser consultado aqui. Com 36,7% de aprovação, o Paraná foi o segundo Estado com maior índice de aprovação.

No Paraná, dos 3.159 inscritos, 2.932 estiveram presentes, com 1.076 aprovados. Entre os Estados com maiores índices de aprovação estão Rio Grande do Sul (36,9%), Paraná (36,7%) e Distrito Federal (36,3%).  O exame teve 9,8% de abstenção e 13.231 candidatos foram aprovados.

Para os aprovados, o direito à Certidão de Aprovação é gratuito. Para emiti-la, o aprovado deve acessar o site https://sistemas.cfc.org.br/certificado, informar o CPF e imprimir o documento. A Certidão de Aprovação é um dos documentos exigidos  para dar entrada no Registro Profissional. Acesse o link para saber quais os documentos necessários para realizar o requerimento .

“O principal objetivo do Exame é oferecer à sociedade profissionais mais gabaritados para exercer suas funções a partir de um nivelamento de conhecimento técnico”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida.

A prova foi aplicada no dia 17 de junho e abordou temas relativos a contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, teoria da contabilidade, legislação e ética profissional, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa. O exame de suficiência é indispensável para obtenção do registro profissional e foi instituído em 2010 com o objetivo de garantir o nivelamento e a qualidade dos serviços contábeis oferecidos no País.

Fonte: Comunicação CFC