Dia Internacional da Mulher será comemorado dia 22 no CRCPR

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que neste ano cai no feriado de carnaval, terça-feira, será comemorado no CRCPR, com a palestra ?Nem só de ensaios e erros vivem as mulheres? que será ministrada, dia 22, às 19h30, no auditório do CRCPR, pela contadora Nilva Amália Pasetto. Depois da palestra haverá coquetel.

A iniciativa é do CRCPR e da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, com apoio da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista ?IPMCont e Federação dos Contabilistas do Paraná ? Fecopar.

O Dia Internacional da Mulher lembra o dia 8 de Março de 1857, quando centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women?s Trade Union League. Desde então, as mulheres obtiveram importantes conquistas, em todo o mundo, desde o direito de não mais dever obediência ao homem ao de exercer a cidadania, podendo votar e se candidatar a funções políticas; de estudar e de escolher a própria profissão e não ser discriminada quanto à remuneração, entre tantas mais.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou em 2002 o Programa da Mulher Contabilista, instalado nos estados pelos CRCs através de Comissões da Mulher Contabilista com o desafio de incentivar as profissionais a participar mais das entidades, da vida social, política e cultural do país e de organizar eventos a exemplo dos encontros de mulheres regionais e nacionais.