Dia Internacional da Mulher comemorado no CRCPR

Mais de 200 pessoas ? predomínio natural das mulheres ? participaram hoje, 5, pela manhã, no CRCPR, de um café-da-manhã seguido de palestra em programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que cai no domingo que vem. Em sua palestra, Dalmir Sant?Anna contou histórias de mulheres que com determinação, planejamento e estratégia venceram grandes desafios.

?Nós acreditamos que cada vez mais o mundo será dominado pelas mulheres. E eu não vejo a hora. Não vejo a hora de ir pescar e jogar meu futebol. Não é, Juvenal??, brincou, ao parabenizar as mulheres, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, referindo-se à historinha contada na abertura do evento, em que uma princesa, ao passear por um bosque, encontra uma rã que diz ser um belo príncipe enfeitiçado. Juvenal - era o seu nome - diz que seria liberto do feitiço com um beijo. Argumenta ele: ?Minha mãe vai morar conosco, você poderia preparar meu jantar, lavar minhas roupas e cuidar dos nossos filhos, além de servir a cervejinha enquanto eu assisto futebol?. A princesa, muito tempo depois, enquanto saboreava uma deliciosa rã pensou: ?Nem a pau, Juvenal?.

A presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (Ipmcont), Dolores Locatelli, sublinhou que foi depois do aumento da participação feminina em diversas áreas de trabalho que o mundo passou a ser mais sensibilizado e perfumado. ?Nós, mulheres, temos muito a comemorar, pela vida, pelos filhos e pelo trabalho que nos sustenta?.

Vários dirigentes de entidades contábeis usaram a palavra. O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, atribuiu às mulheres grandes mudanças de mentalidade no meio contábil. ?Vocês têm um papel fundamental nisso?. ?As mulheres estão aí para quebrar paradigmas?, concordou o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (SescapPR), Mário Berti: O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, também: ?As mulheres têm uma particularidade para tratar as coisas, um detalhe que é muito importante?.

O palestrante confirmou tudo: antigamente, atrás de todo grande homem havia uma mulher; depois ela estava ao lado; hoje ela está à frente. Segundo ele, elas descobriram o segredo que Beto Carreiro costumava pregar: O ser humano é capaz de realizar seus sonhos, por mais incríveis, desde que se dedique a eles com fé, perseverança e trabalho. ?Daqui a cinco anos, os homens estarão nas ruas pedindo seus direitos de volta?, afirmou. A mulher é muito mais prática e está em constante aperfeiçoamento, frisou, citando exemplos de mulheres que se apresentam com extrema competência em seu trabalho e ainda têm tempo para a família e a sociedade.

Realização

A iniciativa que comemorou o Dia Internacional da Mulher foi organizada pelo CRCPR e Ipmcont, contando com o apoio da Fecopar, do Sicontiba, do SescapPR e da Fenacon.