Dia Internacional da Mulher - Palestra e Coquetel no CRCPR

Inscrição gratuita para a palestra "Nem só de ensaios e erros vivem as mulheres"

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que neste ano caiu no feriado de carnaval, terça-feira, será comemorado no CRCPR, com coquetel e a palestra "Nem só de ensaios e erros vivem as mulheres" que será ministrada, dia 22, às 19h30, no auditório do CRCPR, pela coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR Nilva Amália Pasetto. Inscrição gratuita pelo link

Iniciativa do CRCPR e da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR em parceria com o Sescap-PR - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná e Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, com apoio da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista ?IPMCont e Federação dos Contabilistas do Paraná ? Fecopar.

O Dia Internacional da Mulher lembra o dia 8 de março de 1857, quando centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte de cerca de 130 manifestantes. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women"s Trade Union League. Desde então, as mulheres obtiveram importantes conquistas, em todo o mundo, desde o direito de não mais dever obediência ao homem ao de exercer a cidadania, podendo votar e se candidatar a funções políticas; de estudar e de escolher a própria profissão e não ser discriminada quanto à remuneração, entre tantas mais.

"A contabilidade é uma das atividades sociais mais importantes e as mulheres representam mais de 40% do contingente que acaba de alcançar os 500 mil profissionais no país", afirmou em mensagem o presidente do CRCPR Paulo Caetano, parabenizando "a mulher contabilista, por sua extraordinária contribuição ao relevante papel que a profissão contábil vem desempenhando no Brasil". O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou em 2002 o Programa da Mulher Contabilista, instalado nos estados pelos CRCs através de Comissões da Mulher Contabilista com o desafio de incentivar as profissionais a participar mais das entidades, da vida social, política e cultural do país e de organizar eventos a exemplo dos encontros de mulheres regionais e nacionais.