Artigo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Everson Breda Carlin

"O Dia do Contador é uma oportunidade de refletirmos sobre as transformações que estão moldando o futuro da profissão. Durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no início do mês em Balneário Camboriú (SC), tecnologia, ética, sustentabilidade e gestão estratégica foram temas amplamente debatidos, indicando caminhos para que a profissão contábil se mantenha relevante num mercado cada vez mais dinâmico.

Um dos destaques da programação foi a palestra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, que, no âmbito do Setembro Amarelo, falou sobre a importância da saúde mental para o sucesso profissional, ante o desafio imposto à classe contábil pela transformação digital e crescente a pressão por resultados.

Pedro Janot, ex-CEO da Azul Linhas Aéreas e de outras grandes empresas, ressaltou que o contador deve estar sempre preparado para se reinventar. Com base em sua história de superação, o empreendedor, que perdeu os movimentos após um acidente, mostrou que a resiliência e a capacidade de adaptação e de adoção de novas tecnologias são habilidades indispensáveis para obter sucesso.

A Inteligência Artificial (IA) foi tema de várias palestras e painéis, entre os quais o de Renato Opice Blum, para quem a IA não nos substituirá, mas irá nos tornar mais eficientes e estratégicos, reforçando a necessidade de adotarmos uma postura cada vez mais consultiva. “O contador será empoderado pela tecnologia, desde que esteja preparado para utilizá-la”, afirmou.

"Em tempos de fake News, o filósofo Fernando Schuler lembrou que “o pensamento crítico e a ética são fundamentais para superar os desafios da desinformação”. Segundo ele, como guardiões das informações financeiras, é nosso papel trabalhar pela transparência e pela credibilidade das organizações."

No campo da sustentabilidade, o evento reforçou nossa responsabilidade de liderar a transformação para modelos de negócios mais transparentes e éticos. Com o crescimento das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance), precisamos nos posicionar como protagonistas na construção de empresas mais responsáveis.

Com muito orgulho, também celebro o destaque obtido por professores e estudantes do Paraná na apresentação de trabalhos técnicos e na Olimpíada de Contabilidade, sinalizando o engajamento de nossos jovens com a inovação e o futuro da profissão.

"Com muito orgulho, também celebro o destaque obtido por professores e estudantes do Paraná na apresentação de trabalhos técnicos e na Olimpíada de Contabilidade, sinalizando o engajamento de nossos jovens com a inovação e o futuro da profissão"

Como presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), reafirmo nosso compromisso com os contadores e contadoras do estado, lançando a campanha comemorativa "Contadora e Contador: parceria que agrega valor ao empreendedorismo", que enaltece nossa essencialidade na construção de negócios fortes e sustentáveis.

Posso assegurar ainda que o CRCPR seguirá oferecendo capacitação e suporte para que nossos profissionais estejam sempre à frente das tendências do mercado, buscando estar alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

Neste Dia do Contador, celebremos nossas conquistas e renovemos nosso compromisso com um futuro próspero!

"Posso assegurar ainda que o CRCPR seguirá oferecendo capacitação e suporte para que nossos profissionais estejam sempre à frente das tendências do mercado, buscando estar alinhados com os ODS da ONU, em especial o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico"

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.